PORTUGAL: A paz no mundo, da Ucrânia à Terra Santa, passa pela Capelinha das Aparições

É hoje, quarta-feira, dia 18 de Outubro, que milhares de crianças vão rezar o Terço pela paz no mundo em dezenas e dezenas de países. É uma iniciativa internacional da Fundação AIS que terá o seu centro espiritual na Capelinha das Aparições, em Fátima, onde Nossa Senhora apareceu aos três pastorinhos.

Hoje, em dezenas de países, centenas de milhares de crianças vão rezar o Terço pela paz. Esta é uma iniciativa internacional da Fundação AIS que está a ganhar, de ano para ano, maior projecção e importância, tanto mais que o mundo continua a envolver-se em guerras, cada vez mais generalizadas e brutais.

Sendo uma iniciativa global da Fundação AIS, que reúne todos os seus 23 secretariados, é em Fátima que, de certa forma, ocorrerá o momento mais significativo, por ser precisamente o local onde Nossa Senhora apareceu em 1917 a três crianças pedindo-lhes que rezassem o Terço pela paz no mundo.

Desde há vários anos que várias entidades se têm vindo a associar à Fundação AIS em Portugal para a realização desta iniciativa. É o caso do Santuário de Fátima e do Apostolado Mundial de Fátima, da Agência Ecclesia, da Rádio Maria, da TV e Rádio Canção Nova e da Rede Mundial de Oração do Papa [RMOP]. O padre António Sant’Ana, director em Portugal da RMOP, gravou mesmo uma pequena mensagem de mobilização de todos para esta iniciativa da Fundação AIS. “Saímos à rua”, diz o padre Sant’Ana, “para pedir às pessoas para se juntarem a nós, em comunidades paroquiais, nas famílias, com amigos, para que possamos rezar o Terço no dia 18, na hora a que der mais jeito, para nos associarmos a este grande coro de 1 milhão de crianças que no mundo inteiro vão pedir para que possamos criar a paz no nosso mundo”.

Tal como o padre Sant’Ana, também Nuno Prazeres, director do Apostolado Mundial de Fátima, gravou e publicou uma mensagem apelando à mobilização da comunidade cristã em torno desta iniciativa de oração, pois, diz, rezar com as crianças “é algo necessário e com grande poder transformador”. Por isso, acrescenta ainda este responsável, “confiemos ao Coração Imaculado de Maria a paz pelas mãos das crianças”.

Grande azáfama

Esperam-se muitas crianças hoje, pelas 18:30 horas, na Capelinha das Aparições, vindas de vários pontos do país. Numa escola de Leiria, o Colégio de Nossa Senhora de Fátima, vive-se desde há algum tempo a azáfama própria dos grandes momentos, pois um grupo de crianças vai participar na oração do Terço da Fundação AIS.

A professora Manuela Ribeiro é a grande militante desta “operação” e explica por que é importante, por que é mesmo urgente esta iniciativa. “É urgente a paz no coração de cada homem, no coração de cada um de nós, essa paz que Nossa Senhora prometeu em Fátima aos pastorinhos. E Nossa Senhora pediu às crianças que rezassem pela paz e é isso que vai acontecer”.

Vamos todos, crianças, e adultos, até Fátima, nem que seja só com o coração, mas vamos todos rezar o Terço pedindo pela paz no coração de cada homem”

Também no próprio Santuário de Fátima se sente uma mobilização especial. Joaquim Dias, que trabalha no acolhimento aos peregrinos, e que desde há vários anos tem colaborado com a Fundação AIS na organização local desta jornada “1 milhão de crianças rezam o Terço pela paz”, explica que é mesmo importante a participação de todos. O sofrimento no mundo exige isso.

“Diante destas guerras que estão a acontecer pelo mundo fora, de tanto sofrimento, de tantas famílias em necessidade, a única maneira de chegarmos ao coração de Deus é através da oração das crianças. Nossa Senhora, veio aqui, a esta Cova da Iria, como uma nuvem de misericórdia, uma nuvem de esperança, de paz, um sinal de Deus para a humanidade. E por isso, através das crianças, nós tocamos o coração bondoso e cheio de misericórdia do nosso Deus”, explica Joaquim Dias.

O mundo mudará…

Inspirada nas palavras do santo Padre Pio, de que “o mundo mudará” quando “um milhão de crianças rezar o Rosário”, esta iniciativa nasceu em 2005, na Venezuela, num “pequeno círculo de crianças que com o terço nas mãos rezou pela paz”. Desde então, todos os anos tem vindo a registar-se um número cada vez maior de crianças, jovens e adultos e a oração do Terço com as crianças é, actualmente, uma das actividades mais significativas e mais conhecidas do trabalho e da missão da AIS em todo o mundo.

Em Portugal, a jornada de oração do Terço com as crianças vai ter o seu ponto central na Capelinha das Aparições, às 18:30 horas, e contará com a participação do Cardeal D. António Marto, bispo emérito de Leiria-Fátima, que presidirá, pela quarta vez, a esta iniciativa da Fundação AIS.

A oração do Terço terá transmissão em directo para todo o país através da Rádio Maria, e também pela televisão com a TV Canção Nova. Haverá ainda uma emissão global pelas redes sociais em www.fundacao-ais.pt.

Para apoio a todos os que pretendem organizar localmente um momento de oração com as crianças, e à semelhança do que tem ocorrido em anos anteriores, no site da Fundação AIS está disponível o acesso a materiais de apoio para paróquias, escolas, grupos de crianças e famílias.

O objectivo é simples: ter um milhão de crianças a rezar o Terço, porque isso pode mudar o mundo. No ano passado foram contabilizadas 871.523 crianças que participaram neste evento em 80 países em todos os continentes. Este ano, está nas nossas mãos fazer aumentar ainda mais esse número…

Paulo Aido | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

918 125 574

Multibanco

IBAN PT50 0269 0109 0020 0029 1608 8

Papa Francisco

“Convido-vos a todos, juntamente com a Fundação AIS, a fazer, por todo o mundo, uma obra de misericórdia.” 
PAPA FRANCISCO

© 2022 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.