QUEM AJUDAMOS

A Vossa Ajuda

2022, ajuda para a Ucrânia e para o mundo em tempos difíceis

A Fundação Pontifícia Internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), angariou um valor histórico de 145.995.491 euros, graças a si e aos milhares de benfeitores da Fundação entre os 23 secretariados nacionais que a representam, financiando um total de 5.702 projectos pastorais e de emergência em 1.199 dioceses de 128 países. Além disso, este ano, 2022, celebrámos 75 anos de existência.

Com a ajuda de 364.695 benfeitores em todo o mundo, doámos 10% do financiamento total do projeto à Igreja na Ucrânia para ajudar a população em guerra. O apoio à Europa Central e Oriental foi de 17,7%. África recebeu 31,5% da ajuda. Trata-se de uma região prioritária devido ao aumento do número de crentes e de vocações e à violência islamista. A Ásia, onde os cristãos são quase sempre discriminados e perseguidos, e a Oceânia receberam 14,6% da ajuda. O Médio Oriente (18,1%) continua a necessitar de ajuda urgente para travar o êxodo dos cristãos. A ajuda à América Latina foi de 16,7%. As migrações, as seitas e os governos hostis à Igreja são os principais desafios para a Igreja nesses países.
É uma bênção para todos nós, que fazemos parte da AIS, ver que a ponte de ajuda mútua entre a Igreja sofredora e o resto da Igreja universal se torna mais larga, mais forte e mais fraterna todos os anos.

Ucrânia
Irmã Faustina na quase totalmente destruída igreja da Imaculada Conceição de Maria, na aldeia de Kyselivka, Ucrânia.

Consulte o relatório e conheça os principais projectos que apoiou e os países que mais ajuda receberam em 2022

Trabalhamos para chegar a todos os cantos do mundo com o Evangelho.

A Ajuda à Igreja que Sofre em todo o mundo registou mais 17.695 benfeitores em 2022 do que em 2021 (347.000). O número de novos benfeitores em 2022 foi de 100.965, um aumento de 65,8%. No total, 364.695 pessoas puderam apoiar 5.702 projetos em todo o mundo, mais 404 do que no ano anterior. Recebemos um total de 7.571 candidaturas, mas fomos obrigados a recusar 973 pedidos por não corresponderem aos requisitos e critérios pastorais de acordo com a nossa missão, ou por falta de fundos para os aceitar.

Os projectos de construção voltaram a ocupar o primeiro lugar em 2022, com quase um terço do orçamento. O apoio à formação de padres, religiosos e leigos representou 24% (19,5% em 2021). Os estipêndios de missa para os padres e o apoio às religiosas representaram um total de 22% da vossa ajuda. O restante foi destinado a recursos pastorais, como veículos, literatura religiosa, estações de rádio e outros meios de comunicação, e ajuda de emergência em situações extremas.

Agradeço-vos do fundo do coração, porque a vossa ajuda tem sido um instrumento da Divina Providência para milhares de sacerdotes, religiosos e leigos que rezam com gratidão por todos vós, benfeitores da AIS.

gráfico 1
gráfico 2
grafico 3 top 10
gráfico 4
gráfico 5

MULTIMÉDIA

Apoie a missão da Fundação AIS na ajuda aos Cristãos perseguidos

A AIS apoia a Igreja no seu serviço de oração e de acção a centenas de milhões de pessoas, dando não somente uma resposta atempada às necessidades urgentes, mas também um sinal de solidariedade aos nossos irmãos e irmãs em Cristo.

© 2022 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.