INFORMAR
Notícias
BURQUINA FASSO: Os catequistas são um dos alvos dos jihadistas neste país de África
O senhor Moïse Sawadogo é catequista. Pode saber perdoar, mas não consegue esquecer. No domingo, 12 de Maio de 2019, estava na capela da sua aldeia quando a celebração da Missa foi interrompida por um grupo de homens armados. Num instante, o padre e cinco fiéis da sua comunidade foram assassinados à sua frente…
HAITI: “As pessoas não são apenas pobres, estão a viver na miséria”, alerta Bispo de Fort Liberté face à violência no país
Pobreza, medo, violência. Muita violência. Quando se fala no Haiti é impossível não se usar estas palavras. Grupos armados impõem as suas leis, especialmente na capital, mas todo o país está refém dos gangues. Só no primeiro fim-de-semana de Dezembro, cerca de 200 pessoas foram mortas num incidente.
MOÇAMBIQUE: Novo ciclone atinge o norte do país e deixa “rasto de desgraça e destruição”, diz Bispo de Nacala
É o segundo ciclone a atingir o norte de Moçambique no espaço de um mês. A Diocese de Nacala foi a mais atingida pela chuva violenta e os ventos fortes. D. Alberto Vera refere que igrejas, capelas, e muitas casas e escolas ficaram destruídas. “É uma desgraça acima de outra desgraça”.
DIREITOS HUMANOS | Ser padre hoje: uma das missões mais perigosas do mundo
O número de sacerdotes e religiosos raptados aumentou em 2024, enquanto o número de detidos por motivos de perseguição diminuiu. No total, a AIS registou 122 casos que afectaram sacerdotes e religiosos, incluindo 13 assassinatos, 38 raptos e 71 detenções.
NIGÉRIA: Libertadas “e de boa saúde” as duas religiosas raptadas na semana passada
Foram libertadas ontem as duas religiosas raptadas na segunda-feira, dia 7 de Janeiro, quando regressavam de uma reunião no estado de Anambra. Num comunicado enviado para a Fundação AIS Internacional, a congregação a que pertencem, as Irmãs do Imaculado Coração de Maria, Mãe de Cristo, assegura que estão ambas “de boa saúde”.
MOÇAMBIQUE: Primeira mulher a liderar um dicastério no Vaticano foi missionária em Lichinga, recorda Bispo de Tete
O Papa Francisco nomeou a Irmã Simona Brambilla como Prefeita do Dicastério para a Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. A primeira mulher a ocupar um cargo tão elevado no Vaticano foi enfermeira e tem no seu currículo uma experiência missionária no norte de Moçambique.
Subscreva a nossa newsletter
Mantenha-se actualizado sobre as notícias, projectos, testemunhos, eventos e campanhas de oração pelos Cristãos perseguidos.