
SÍRIA: Um Natal mais quente
A Irmã Annie Demerjian, que enxuga as lágrimas e ajuda diariamente as famílias cristãs da Síria que enfrentam dificuldades pesadas, está empenhada em lançar mais uma vez uma enorme onda de solidariedade neste Natal.
A Irmã Annie Demerjian, que enxuga as lágrimas e ajuda diariamente as famílias cristãs da Síria que enfrentam dificuldades pesadas, está empenhada em lançar mais uma vez uma enorme onda de solidariedade neste Natal.
Em Jezzine, no Líbano, todos conhecem o orfanato das irmãs. É um edifício grande, bonito, no meio de uma serra, rodeado de verde. Esta casa é um exemplo do trabalho discreto, mas essencial, da Igreja junto das populações que mais têm sofrido com a crise que está a afectar o Líbano. Na casa grande de Jezzine, as crianças de Claire Maalouf ou da Irmã Rose estão a salvo.
John Susany é um rosto da tragédia em que se encontra a Síria. Antes da guerra, tinha uma oficina de alumínios. Um dia, perdeu tudo a ponto de, agora, viver com a família num cemitério. Era isso ou ser sem-abrigo. Mas a sua vida está a mudar.
Foi uma terra de vida fulgurante. Hoje, aos poucos, o Líbano está a transformar-se num país fantasma, onde a vida é quase impossível, onde o dinheiro deixou de ter valor, onde falta quase tudo a começar, tantas vezes, pelo pão. Quem pode, parte. Os que ficam são os mais pobres.
A Paróquia católica greco-melquita de São Youssef, situada em Tabbaleh, um bairro profundamente carenciado de Damasco, é um farol de esperança para 300 famílias, numa cidade marcada pela guerra e pela destruição.
Neste momento crítico, a Irmã Nabila, das Irmãs do Rosário, está a desempenhar um papel vital na assistência às famílias em sofrimento em Gaza. Os últimos cristãos de Gaza procuraram abrigo na sua escola, mas a situação é dramática. A Irmã Nabila precisa de alimentos, cobertores e medicamentos para ajudar aqueles que perderam tudo.
Mantenha-se actualizado sobre as notícias, projectos, testemunhos, eventos e campanhas de oração pelos Cristãos perseguidos.
Rua Professor Orlando Ribeiro, 5D
1600-796 Lisboa
Delegações:
Fátima | Évora
918 125 574
IBAN PT50 0269 0109 0020 0029 1608 8
“Convido-vos a todos, juntamente com a Fundação AIS, a fazer, por todo o mundo, uma obra de misericórdia.”
PAPA FRANCISCO
© 2022 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.