ORAR

Folha de Oração Mensal

oração é um dos pilares fundamentais da nossa missão. Sem a força que nos vem de Deus, não seríamos capazes de ajudar os Cristãos perseguidos e que sofrem por causa da sua fé. Para os ajudar, criámos uma grande corrente de oração e distribuímos gratuitamente a Folha de Oração Sementes de Esperança, precisamente porque queremos que este movimento de oração seja cada vez maior. Por favor, ajude-nos a divulgá-la na sua paróquia, grupo de oração, família, amigos e vizinhos.

Papa Francisco
FEVEREIRO
Intenção de Oração do Santo Padre: Pelos doentes terminais

Rezemos para que os doentes na fase terminal das suas vidas, e as suas famílias, recebam sempre os cuidados e o acompanhamento necessários, tanto do ponto de vista médico como humano.

ORAR

O Sagrado Tempo da Quaresma

A Quaresma, que neste ano da graça de 2024 começa no dia 14 deste mês de Fevereiro, é um tempo sagrado, de preparação para a Páscoa. A Igreja é santa, mas os seus filhos são pecadores e por isso sempre carentes de uma conversão, de acertar o rumo da própria existência. Porque se é verdade que caminhamos juntos, nunca nos devemos esquecer da meta da nossa caminhada. E o nosso caminho, a nossa meta é Cristo, que nos diz sempre de novo: Eu sou o caminho, a verdade e a vida (Jo 14,6)!

Neste tempo sagrado da Quaresma, é toda a Igreja que se coloca numa atitude de penitência, que se exprime nos clássicos exercícios quaresmais: oração, jejum e esmola. Estes exercícios evocam o que Jesus viveu nos 40 dias que passou no deserto, para onde foi levado pelo Espírito logo após o Seu baptismo no rio Jordão. A Quaresma inspira-se, portanto, na Quaresma de Jesus no deserto da Judeia, a qual, por sua vez, recapitula a Quaresma (40 anos) do Povo de Deus peregrinando pelo deserto, e a Quaresma de Elias (40 dias) pelo deserto a caminho do Monte de Deus.

Que os Católicos tomem consciência da importância deste tempo, até pelas circunstâncias históricas nas quais se encontram o mundo e a Igreja. É urgente parar para pensar, para rezar, para fazer uma séria revisão de vida, interiorizando os rituais do tempo quaresmal, que nos convidam ao jejum e à abstinência, à oração, à esmola, em suma, à penitência. Um sinal muito simples é respeitar a abstinência à sexta-feira: abster-se de carne e optar por peixe significa uma atitude interior de quem procura viver não segundo a carne ou os critérios do mundo, mas segundo o pensamento de Deus e a sua lei. Numa sexta-feira fui almoçar a um restaurante. Pedi evidentemente peixe; e verifiquei que um grupo relativamente numeroso tinha provocado um certo pânico na cozinha, porque, por ser sexta-feira, também tinha pedido peixe, em vez de carne. É destes gestos tão simples que é feita a nossa vida! São pequenos sinais!

Numa carta dirigida a Santo Inácio, São Francisco Xavier conta o seu encontro com um nobre do Japão, o qual lhe perguntava: “Mas tu deixaste o Colégio de Santa Bárbara, em Paris, foste para Roma, de lá para Lisboa, de Lisboa para a Índia e até ao Japão, percorrendo milhares de milhas só para me dizeres que Deus me ama? Não há mais nada para me dizeres?” “Não há”, respondeu o Santo! É o mesmo sólo Dios basta de Santa Teresa de Ávila!

Pe. José Jacinto Ferreira de Farias, scj
Assistente Espiritual da Fundação AIS

FOLHA DE ORAÇÃO

CELEBRAÇÃO DE MISSAS

APOIO ÀS COMUNIDADES

ORAR

Folha de Oração "Sementes de Esperança"

Caso pretenda receber gratuitamente a Folha de Oração "Sementes de Esperança" em sua casa, preencha o formulário:

"*" indica campos obrigatórios

RGPD*
fatima sidebar crop

Acenda uma vela

A CAPELA VIRTUAL da Fundação AIS, dedicada a Nossa Senhora de Fátima, é um lugar de oração.

Um lugar para apresentar as suas intenções a Deus através de Nossa Senhora, nossa Mãe.

Convidamos todos a rezar e a acender uma vela pelos Cristãos perseguidos, ou por uma intenção pessoal.

918 125 574

Multibanco

IBAN PT50 0269 0109 0020 0029 1608 8

Papa Francisco

“Convido-vos a todos, juntamente com a Fundação AIS, a fazer, por todo o mundo, uma obra de misericórdia.” 
PAPA FRANCISCO

© 2022 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.