Folha de Oração Mensal

oração é um dos pilares fundamentais da nossa missão. Sem a força que nos vem de Deus, não seríamos capazes de ajudar os Cristãos perseguidos e que sofrem por causa da sua fé. Para os ajudar, criámos uma grande corrente de oração e distribuímos gratuitamente a Folha de Oração Sementes de Esperança, precisamente porque queremos que este movimento de oração seja cada vez maior. Por favor, ajude-nos a divulgá-la na sua paróquia, grupo de oração, família, amigos e vizinhos.

MAIO
Intenção de Oração do Santo Padre: Pela formação de religiosas, religiosos e seminaristas.

Rezemos para que as religiosas, os religiosos e os seminaristas cresçam na sua caminhada vocacional através de uma formação humana, pastoral, espiritual e comunitária, que os leve a serem testemunhas credíveis do Evangelho.

Nesta Páscoa eu vi os sinais das consolações de Deus

Num Domingo da Quaresma, enquanto aguardava o início da celebração, na sacristia, um diácono permanente e um sacerdote falavam sobre a crise actual na Igreja, e concordavam na verificação de que a Igreja está doente! Eu começava a ficar incomodado com a conversa, pois não era seguramente a melhor preparação para a Missa, e resolvi intervir: “Senhor Diácono, desculpe não concordar consigo. A Igreja não está doente! Você talvez esteja doente; muitos cristãos, da mais alta hierarquia até aos simples fiéis, estarão doentes e precisam de se tratar. Mas a Igreja não está doente, ela é o Corpo místico de Cristo e tem em si todos os meios necessários para a cura das nossas doenças!”

Não sei se o diácono concordou comigo, mas calou-se e a conversa assim terminou. E a celebração da Missa, com toda a dignidade e devoção da comunidade recolhida em oração, bem como as comunidades que de então para cá visitei, confirmaram a minha afirmação: a Igreja não está doente. Da Califórnia a Angola, passando por Portugal, as comunidades estão vivas, sob a direcção solícita dos seus pastores, que não desistem de as conduzir pelos caminhos da Verdade. Perante Pilatos, em Sexta-Feira Santa, o Senhor declarou: “Eu vim para dar testemunho da Verdade”! (Jo 18,37). Ele é o Homem (Jo 19,1-5) e é a Verdade: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6).

Em Turlock, na Califórnia, em Luanda, com D. Filomeno, na Missa crismal; na celebração da Ceia do Senhor, em Quinta-feira Santa, na Paróquia de Santa Mónica, em Ramiros (Luanda); na Vigília Pascal, na Sé patriarcal com D. Rui Valério; na paróquia onde presidi à celebração no Domingo de Páscoa, em todas as comunidades tive a graça de estar mergulhado numa profunda atmosfera espiritual a celebrar os mistérios da nossa redenção, sinais vivos de que o Senhor está vivo na Santa Igreja.

Os acontecimentos que evocamos nas celebrações não são episódios situados no passado longínquo da história: são mistérios! Tal como os apóstolos, também nós hoje podemos com toda a justeza dizer: “Nós somos testemunhas destas coisas, porque comemos e bebemos com Ele depois da ressurreição dos mortos”! (Act 10,41) Tanto na Califórnia, como em Angola e em Lisboa, como por aí fora em todas as comunidades que vivem e celebram a mesma fé católica e apostólica (Cânon Romano), foi celebrado o mesmo mistério da Presença do Senhor Ressuscitado na Igreja, vivo e verdadeiro!

É verdade que vivemos no meio de uma geração má e perversa, com a qual não nos podemos identificar; antes, dela nos devemos demarcar, como nos recomendava S. Pedro logo no dia do Pentecostes: “salvai-vos, dizia, desta geração perversa” (Act 2,40; cf. Mt 12,39; Fl 2,14-17). Mas o Senhor venceu a morte e dá-nos sempre o Seu Espírito Santo para participarmos nesta vitória! Este é o anúncio que só a Igreja pode proclamar e este é o sólido alicerce sobre o qual ela está construída e “contra o qual as portas do Inferno nada poderão contra ela” (Mt 16,18).

A Igreja não está doente! Para quem verdadeiramente acredita, Ela está mais viva do que nunca! Como dizia Santo Agostinho: a Igreja peregrina na história entre as perseguições do mundo (que pelo fumo de Satanás entrou nela!) e as consolações de Deus. Nesta Páscoa eu vi os sinais das consolações de Deus!

Pe. José Jacinto Ferreira de Farias, scj
Assistente Espiritual da Fundação AIS

FOLHA DE ORAÇÃO

CELEBRAÇÃO DE MISSAS

APOIO ÀS COMUNIDADES

ORAR

Folha de Oração "Sementes de Esperança"

Caso pretenda receber gratuitamente a Folha de Oração "Sementes de Esperança" em sua casa, preencha o formulário:

"*" indica campos obrigatórios

RGPD*

Edições anteriores

Abril 2024
Março 2023
Fevereiro 2024
fatima sidebar crop

Acenda uma vela

A CAPELA VIRTUAL da Fundação AIS, dedicada a Nossa Senhora de Fátima, é um lugar de oração.

Um lugar para apresentar as suas intenções a Deus através de Nossa Senhora, nossa Mãe.

Convidamos todos a rezar e a acender uma vela pelos Cristãos perseguidos, ou por uma intenção pessoal.

© 2022 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.