ORAR

Folha de Oração Mensal

oração é um dos pilares fundamentais da nossa missão. Sem a força que nos vem de Deus, não seríamos capazes de ajudar os Cristãos perseguidos e que sofrem por causa da sua fé. Para os ajudar, criámos uma grande corrente de oração e distribuímos gratuitamente a Folha de Oração Sementes de Esperança, precisamente porque queremos que este movimento de oração seja cada vez maior. Por favor, ajude-nos a divulgá-la na sua paróquia, grupo de oração, família, amigos e vizinhos.

Papa Francisco
ABRIL
Intenção de Oração do Santo Padre: Pelo papel das mulheres.

Rezemos para que sejam reconhecidas em cada cultura a dignidade das mulheres e a sua riqueza, e cessem as discriminações de que são vítimas em várias partes do mundo.

ORAR

O Católico "praticante"

Na minha infância aprendi na catequese que um católico praticante é aquele que vai à Missa ao Domingo. Aprendi então que o católico pode ser praticante ou não praticante, sendo que um sinal distintivo do primeiro é ir à Missa ao Domingo e, do segundo, só ir eventualmente em determinadas circunstâncias da vida ou perder totalmente o hábito de frequentar a Igreja. Pelo baptismo o homem torna-se cristão, católico, e essa condição não se perde, porque o baptismo imprime na alma um sinal indelével, o carácter, que não se perde. O baptismo é um nascimento, como diz Jesus a Nicodemos: “em verdade, em verdade te digo: quem não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus” (Jo 3,3). Pelo baptismo tornamo-nos filhos de Deus e da Igreja, porque “ninguém pode ter a Deus por Pai se não tiver a Igreja por Mãe” (S. Cipriano de Cartago).

Acontece no baptismo o que se dá na nossa vida: é a nossa mãe que nos diz quem é o nosso pai e, uma vez gerados e nascidos, seremos sempre filhos. Mesmo se ao longo da vida acontecesse que abandonássemos a casa paterna, renegássemos os nossos pais, os abandonássemos, mesmo assim, mesmo que fôssemos maus filhos, não deixaríamos de ser filhos. Portanto, um sinal de que respeitamos, amamos os nossos pais – a nossa mãe e o nosso pai – é a frequência com que os visitamos na sua casa, porque é na casa dos nossos pais que sempre nos sentimos à vontade.

Lembro-me do que a minha irmã me contava a respeito do filho mais novo, quando era criança. Era um familiar do meu cunhado que cuidava do pequeno, enquanto iam trabalhar, e na casa da tia o meu sobrinho era muito bem-comportado, tinha sempre as suas coisas em ordem, no seu lugar. Mas quando a minha irmã o ia buscar e o trazia para casa, o miúdo dava asas à sua liberdade, era muito desordenado, nunca deixava as coisas nos seus lugares, era uma confusão total. Quando a minha irmã lhe observou, “Mas como é que em casa da tia és um rapaz tão bem-comportado e aqui deixas tudo fora do lugar, sem teres cuidado nenhum?”, ele respondeu: “É que aqui estou em casa, estou à vontade!”

A Igreja é a nossa casa paterna, nela sentimo-nos em casa como filhos, sentimo-nos à vontade, e o Domingo é o dia sagrado do encontro com os nossos pais, com a nossa família, e a Igreja, como boa Mãe, prepara-nos o banquete tão saboroso, com o alimento sem o qual não podemos viver, porque “nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mt 4, 4)!

Por isso eu digo que irmos à Missa todos os Domingos é o sinal de que Deus e a Igreja são importantes para nós; é um sinal de que tomamos a sério o primeiro e o segundo mandamento: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo (os nossos irmãos na fé) como a nós mesmos (cf. Mt 22,34-40); é um sinal, tão simples, mas eficaz, de que por Ele somos capazes de deixar tudo para O seguir: “se queres ser perfeito, vai, vende o que possuis e dá aos pobres e terás um tesouro nos céus. Depois, vem e segue-me” (Mt 19,21); para viver segundo a Sua palavra e nos alimentarmos do único alimento que verdadeiramente sacia a nossa fome: “a minha alma anseia por vós, a minha carne vos deseja com ardor, como terra árida, sequiosa, sem água” (Sl 63(62),2).

Amar é desejar o bem para os outros, e amar a Deus sobre todas as coisas é desejarmos que Ele seja para nós o sumo bem no qual o nosso coração inquieto pode encontrar repouso. Por isso é que os Cristãos celebram o Domingo, e não o sábado, porque foi no Domingo, o dia do Senhor, que Cristo ressuscitou e venceu a morte e, por isso, é verdadeiramente o Senhor, não no sentido que damos a este termo que indica sermos seniores, mais velhos, mas no sentido do grego Kyrios ou do hebraico Adonai, ou seja, Deus, Senhor da vida e da morte.

Hoje muitos preocupam-se com a casa comum, com a ecologia, com as alegadas alterações climáticas, quando o mais importante é a salvação das almas, ou seja, a salvação das nossas vidas, e essa salvação só em Deus, só em Jesus Cristo se encontra, porque Ele venceu a morte e deu-nos o Seu Espírito Santo pelo qual, através dos sacramentos, participamos nessa vitória.

A Igreja é a comunidade dos viventes, que nos gera continuamente e nos mantém na vida verdadeira, a única que vale a pena viver. Da casa comum, das alterações climáticas, da ecologia e outras banalidades, que se ocupem os outros, os pagãos: “segue-Me e deixa que os mortos enterrem os seus mortos” (Mt 8,22).

Só resolveremos esses e outros problemas se as nossas vidas estiverem centradas no essencial, segundo aquela palavra cheia de sabedoria que o Senhor nos deixou “Buscai, em primeiro lugar, o seu Reino e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo” (Mt 6,33).

Pe. José Jacinto Ferreira de Farias, scj
Assistente Espiritual da Fundação AIS

FOLHA DE ORAÇÃO

CELEBRAÇÃO DE MISSAS

APOIO ÀS COMUNIDADES

ORAR

Folha de Oração "Sementes de Esperança"

Caso pretenda receber gratuitamente a Folha de Oração "Sementes de Esperança" em sua casa, preencha o formulário:

"*" indica campos obrigatórios

RGPD*

ORAR

Mais recentes

SEMENTES DE ESPERANÇA
Março 2023
SEMENTES DE ESPERANÇA
Fevereiro 2024
SEMENTES DE ESPERANÇA
Janeiro 2024
fatima sidebar crop

Acenda uma vela

A CAPELA VIRTUAL da Fundação AIS, dedicada a Nossa Senhora de Fátima, é um lugar de oração.

Um lugar para apresentar as suas intenções a Deus através de Nossa Senhora, nossa Mãe.

Convidamos todos a rezar e a acender uma vela pelos Cristãos perseguidos, ou por uma intenção pessoal.

918 125 574

Multibanco

IBAN PT50 0269 0109 0020 0029 1608 8

Papa Francisco

“Convido-vos a todos, juntamente com a Fundação AIS, a fazer, por todo o mundo, uma obra de misericórdia.” 
PAPA FRANCISCO

© 2022 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.