ORAR
Folha de Oração Mensal
A oração é um dos pilares fundamentais da nossa missão. Sem a força que nos vem de Deus, não seríamos capazes de ajudar os Cristãos perseguidos e que sofrem por causa da sua fé. Para os ajudar, criámos uma grande corrente de oração e distribuímos gratuitamente a Folha de Oração Sementes de Esperança, precisamente porque queremos que este movimento de oração seja cada vez maior. Por favor, ajude-nos a divulgá-la na sua paróquia, grupo de oração, família, amigos e vizinhos.
ORAR
A Paz depende de ti
O Colégio Internacional Leão Dehon, da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos), fica situado na Via del Casale S. Pio V, em Roma. E chama-se assim, porque é nessa rua que se encontra o Casale de S. Pio V, o palácio de residência de Verão do Papa. Ainda existe o antigo edifício, agora com outras funções, mas que mantém os aposentos e a janela da qual S. Pio V teve a visão da vitória dos Cristãos contra os Turcos na batalha de Lepanto, a 7 de Outubro de 1571, que o santo Pontífice atribuiu à intercessão de Nossa Senhora das Vitórias. Por isso, S. Pio V instituiu para esse dia a celebração da festa de Nossa Senhora do Rosário (S. Pio V era da Ordem dos Dominicanos) e assim ficou também conhecido o mês de Outubro como o “mês do Rosário”.
Em Fátima, Nossa Senhora prometeu aos Pastorinhos que diria o seu nome na última aparição, que ocorreu a 13 de Outubro de 1917, durante a qual se apresentou como a Senhora do Rosário. É uma coincidência providencial que nos faz pensar: as aparições terminam a 13 de Outubro, poucos dias depois da celebração da memória da vitória cristã na batalha de Lepanto contra os Turcos, e nesse dia Nossa Senhora apresenta-se como Senhora do Rosário. Estamos em plena primeira Guerra Mundial e no mesmo mês deu-se a revolução russa, que instala o comunismo naquele país e se estende depois para todo o mundo.
Também hoje a situação do mundo é muito complexa, marcada por conflitos em algumas regiões: na Europa Oriental, o conflito entre a Rússia e a Ucrânia; no Médio Oriente, a guerra entre Israel e o Hamas, para referir os mais graves destes dias. Neste ambiente global de instabilidade, somos convidados, neste mês de Outubro, a erguer os olhos para a Senhora do Rosário, com a mesma confiança que S. Pio V, pois, como numa aparição disse a Lúcia, “só ela nos pode valer”.
Para vencer a guerra, Nossa Senhora então pediu aos Pastorinhos que rezassem o terço todos os dias, porque o terço, segundo S. João Paulo II – que dedicou ao Rosário uma Carta Apostólica, Rosarium Virginis Mariae (2002) -, só o entende quem for capaz de entender a linguagem do amor e é também o terço o caminho mais curto para a Paz.
Podemos perguntar-nos: como é que a oração do terço pode ter tanta força, se o rezamos todos os dias e o mundo parece que não se encontra melhor? Santo Agostinho dizia que uma de três razões pode estar na origem de a nossa oração não ser eficaz: quia male, isto é, porque pedimos mal; quia mala, porque pedimos coisas más; ou quia mali, porque somos maus. Em qual destas causas pode enquadrar-se o nosso caso? Seja como for, por experiência sabemos que quando rezamos o terço nos sentimos mais calmos e podemos até descansar melhor. Então, se estivermos em paz, com Deus, com os outros e connosco mesmos, estamos a contribuir para a paz no mundo, porque, como proclamou S. Paulo VI numa das suas mensagens para a jornada mundial da paz, “a paz também depende de ti” (VII Dia Mundial da Paz, 01.01.1974).
O mundo será melhor se nós contribuirmos com a nossa parte. Que nos abençoe e proteja neste mês a Senhora do Rosário, ela que prometeu: Não tenhais medo: O meu coração será o vosso refúgio e o caminho que vos há-de conduzir até Deus!
Pe. José Jacinto Ferreira de Farias, scj
Assistente Espiritual da Fundação AIS
ORAR
Folha de Oração "Sementes de Esperança"
Caso pretenda receber gratuitamente a Folha de Oração "Sementes de Esperança" em sua casa, preencha o formulário:
"*" indica campos obrigatórios
ORAR
Edições anteriores
Acenda uma vela
A CAPELA VIRTUAL da Fundação AIS, dedicada a Nossa Senhora de Fátima, é um lugar de oração.
Um lugar para apresentar as suas intenções a Deus através de Nossa Senhora, nossa Mãe.
Convidamos todos a rezar e a acender uma vela pelos Cristãos perseguidos, ou por uma intenção pessoal.