Começou por ser o Catecismo da Igreja Católica para os jovens e adolescentes, mas o sucesso do YOUCAT foi de tal ordem que o projecto cresceu, deu origem a outros livros, a outras aventuras, e hoje é uma fundação que tem como director-geral Rafael D’Aqui, um missionário que ainda há pouco era responsável de projectos da AIS para a América Latina…
Rafael D’Aqui, missionário e antigo responsável de projectos da AIS para África e América Latina, é o novo director-geral da Fundação YOUCAT. Recentemente, D’Aqui esteve em visita de trabalho ao Brasil, tendo participado em inúmeros encontros e reuniões em diversas cidades com o objectivo de dar a conhecer e promover neste país o trabalho desta instituição que tem como missão promover a evangelização, nomeadamente apoiando catequistas e ajudando a inspirar os jovens de todo o mundo a crescerem na fé…
Experiente missionário e catequista brasileiro, Rafael D’Aqui foi escolhido para liderar o YOUCAT na sua missão de fornecer recursos acessíveis e de alta qualidade que reforcem a identidade católica num mundo secularizado. “O profissionalismo e a paixão pela evangelização foram sempre os padrões do YOUCAT”, afirma D’Aqui, pai de três filhos. “Sinto-me honrado por apoiar catequistas e formadores da fé com as ferramentas de que necessitam para o seu trabalho indispensável na sociedade actual”, explicou.
O novo director-geral foi nomeado em Outubro do ano passado, mas esteve recentemente no Brasil numa visita de trabalho com o propósito de impulsionar a evangelização entre jovens e famílias. Com uma intensa agenda, desde 22 de Janeiro a 2 de Fevereiro, D’Aqui desdobrou-se em reuniões, encontros com bispos, entrevistas a rádios e televisões sempre a procurar inspirar os mais jovens para o potencial imenso do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no projecto YOUCAT.
“FEBRE AMARELA MUNDIAL”
E, de facto, são inúmeros os produtos que já viram a luz do dia desde que em 2010 foi lançado o Catecismo da Igreja Católica para jovens e adolescentes. E todos esses novos livros procuraram, de alguma forma, inspirar-se nesse primeiro projecto que teve e continua a ter um sucesso impressionante.
De facto, ao longo destes 15 anos, este livro, o Catecismo da Igreja Católica para jovens e adolescentes, a que Rafael D’Aqui se refere como “uma febre amarela mundial”, numa alusão à cor da capa, já foi publicado em 50 países, com 32 traduções, e mais de cinco milhões de exemplares. É possível lê-lo em línguas tão distintas como o alemão, espanhol, inglês, francês, indonésio, italiano, chinês, croata, português, eslovaco, coreano, catalão, romeno, húngaro ou norueguês.
A história deste livro está intimamente ligada também à Fundação AIS. Em 2011, o Papa Bento XVI desejou que os jovens peregrinos da Jornada Mundial da Juventude, que então decorreu em Madrid, levassem para casa um exemplar do catecismo. E a Fundação AIS prontamente acedeu e financiou 700 mil exemplares da obra.
Depois deste catecismo jovem, já foram publicados a ‘Bíblia Jovem’; o ‘DOCAT’ – sobre a Doutrina Social da Igreja e diversas versões do YOUCAT: para a preparação do crisma, da confissão, com orações para jovens, curso sobre a fé e para crianças. Seguindo o objectivo de continuar a inovar, foi lançado recentemente a Credopedia. A ideia é, explica Rafael D’Aqui, “oferecer de forma inovadora respostas a perguntas reais com clareza e perspicácia”.
Após a recepção positiva na Jornada Mundial da Juventude 2023 em Lisboa, a visão futura deste projecto centra-se no crescimento desta iniciativa para proporcionar aos líderes juvenis e formadores de fé um maior acesso a uma comunidade internacional, capacitando aqueles que estão na linha da frente da evangelização através da troca de ideias e aprofundando a sua motivação e impulso para a missão.
BENTO XVI E PAPA FRANCISCO
Tal como o Papa Bento XVI foi um grande entusiasta do YOUCAT, como catecismo para jovens e adolescentes, também o Papa Francisco se mostrou apaixonado pela ideia da ‘Bíblia Jovem’, outro dos projectos que tem registado um assinalável sucesso, e em que se procura levar aos mais novos os textos bíblicos.
E o Santo Padre participou mesmo neste projecto publicando um prefácio em que incentivou os jovens a perseverarem na leitura diária da Sagrada Escritura. Um prefácio em que fala do seu próprio exemplar da Bíblia e que o tem acompanhado ao longo dos tempos. Francisco refere-se a esse livro, já usado, já gasto por muitos anos de leitura, como o seu “inestimável tesouro”, e lembra que ele é também precioso, por exemplo, para os Cristãos perseguidos.
Hoje, mais do que no início da Igreja, os Cristãos são perseguidos; por qual razão? São perseguidos porque usam uma cruz e dão testemunho de Cristo; são condenados porque possuem uma Bíblia. Evidentemente a Bíblia é um livro extremamente perigoso, que causa tanto risco que, em certos países, quem possui uma Bíblia é tratado como se escondesse no armário uma bomba!
Papa Francisco
Fazer chegar mais longe a mais jovens, este “inestimável tesouro”, e fazê-lo também no mundo digital é a missão da equipa do YOUCAT, uma equipa liderada por um missionário brasileiro que já foi o responsável de projectos da Fundação AIS para África e América Latina.
Em parceria com a Fundação YOUCAT, a AIS continua a reforçar os esforços de formação da fé e a manter o seu compromisso com a educação católica em todo o mundo, tornando acessível material de boa qualidade às Igrejas locais que dele necessitam.
Paulo Aido | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt