HISTÓRIA DE SUCESSO

MÉXICO: Estipêndios de Missa para os sacerdotes da Diocese de Tapachula

O México é uma terra de contrastes. Algumas áreas são populares destinos turistas enquanto, ao mesmo tempo, o país tem vindo a ser devastado por uma guerra sangrenta ligada à droga, atormentado por raptos, extorsões, roubos e assassínios. Nem a Igreja Católica é poupada a esta violência. De facto, o México é hoje um dos países mais perigosos do mundo para os sacerdotes.

Também no plano económico, o México é um país de contrastes gritantes. Por um lado, tem uma economia emergente relativamente forte, enquanto por outro grande parte da população ainda vive numa profunda pobreza. E os desafios também são grandes na Diocese de Tapachula.

Situada na fronteira com a Guatemala, é atravessada por um grande número de migrantes que se dirigem para os EUA. A Igreja oferece apoio pastoral a estas pessoas, aconselhamento psicológico de emergência, bem como ajuda material concreta sob a forma de vestuário, alimentação, medicamentos e alojamento temporário.

Também lhes dá apoio nas candidaturas a uma emigração legal. Mas as paróquias estão economicamente assoberbadas devido a estes desafios. Ao mesmo tempo, têm de enfrentar problemas adicionais causados pelas catástrofes naturais, como os tremores de terra, furacões e deslizamentos de terra durante a época das chuvas.

Os padres da diocese não recebem salário regular, pois dependem da generosidade dos fiéis que, por sua vez, têm muito pouco. E, por isso, estão bastante dependentes dos Estipêndios de Missa que lhes enviamos. Sem eles, os padres não poderiam pagar os seus seguros de saúde nem as suas pensões de reforma, e estariam completamente desamparados em caso de doença ou invalidez, e mesmo na velhice. Estão profundamente gratos por lhes enviarmos as intenções de Missa dos nossos benfeitores. Prometemos ao bispo Estipêndios de Missa num valor total de 28.800 €, para os 106 padres da sua diocese.

Agora, o Bispo Jaime Jalderò escreveu-nos a agradecer

Em nome de todos na nossa diocese, queremos agradecer-vos por ajudarem os nossos confrades do mundo inteiro a cumprir a sua missão pastoral. Que Deus continue a abençoar-vos e que a nossa Mãe, Nossa Senhora de Guadalupe, interceda por todos vós.

PROJECTOS

Apoiar outros projectos

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

Os donativos feitos à Fundação AIS beneficiam de dedução de IRS e IRC nos termos legais.
Poderá deduzir 0,5% à sua declaração de IRS para a Fundação AIS, sem qualquer custo.