PROJECTOS

COLOMBIA: Ajuda para terminar um convento contemplativo em La Ceja

A Ordem de Nossa Senhora das Mercês foi fundada no séc. XIII. Esta ordem, para além dos tradicionais votos de pobreza, castidade e obediência, tem mais um voto de resgate de escravos cristãos – mesmo em troca da sua própria liberdade e da sua vida. A sua história tem origem em 1218, quando Nossa Senhora apareceu a Pedro Nolasco, mais tarde o fundador da Ordem, e lhe pediu que trabalhasse para a libertação dos cristãos que tinham sido escravizados pelos Mouros. Por isso, o nome completo é Ordem de Nossa Senhora das Mercês para a Libertação de Cativos (em Latim: Maria de mercede redemptionis captivorum e em Castelhano: Nuestra Señora de las Mercedes.) A Ordem tem hoje cerca de 30.000 membros e é particularmente activa na América Letina. O ramo masculino dedica-se especialmente, entre outros, ao ministério das prisões.

O ramo feminino da Ordem associou-se ao quarto voto através do compromisso de uma vida de penitência e oração contemplativa dedicada, entre outras intenções, à manutenção da fé dos presos.

Em 2008, na Diocese Colombiana de Sonson-Rionegro, em La Ceja, foi fundado um novo convento Mercedário por irmãs do México. Desde então, tem sido abençoado por novas vocações colombianas e tem hoje 12 irmãs que fizeram votos e uma aspirante, enquanto outras jovens gostariam de entrar para o convento.

Mas o convento precisa de mais espaço para que possa acomodar novas vocações. Hoje, vivem duas irmãs por cela mas, mesmo assim, não é suficiente. Por isso, propomo-nos ajudá-las a terminar o andar de cima do seu novo convento para que possam abrir esse espaço a novas vocações – e ao mesmo tempo dar às irmãs a possibilidade de viver em celas separadas, de acordo com a intenção original e para que possam viver verdadeiramente a sua vocação de perpétua oração e silêncio.

Estamos a planear uma contribuição de 40.000€.

QUER AJUDAR?

PROJECTOS

Apoiar este projecto

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

Os donativos feitos à Fundação AIS beneficiam de dedução de IRS e IRC nos termos legais.
Poderá deduzir 0,5% à sua declaração de IRS para a Fundação AIS, sem qualquer custo.