PROJECTOS

CHADE: Ajuda à formação dos futuros sacerdotes do vicariato apostólico de Mongo

Apoie cinco seminaristas do vicariato de Mongo a seguir o seu chamamento para o sacerdócio

O Chade é um país centro-africano, sem acesso ao litoral, situado no extremo sul do Sara. Tem uma área de quase 1,3 milhões de km2 com pouco mais de 16 milhões de habitantes, sendo, assim, relativamente pouco povoado. A maioria dos Chadianos professa o Islão.

O vicariato apostólico de Mongo, no sul do Chade, abrange cerca de 540 mil km2. Tem apenas cerca de 10 mil católicos e a maioria dos seus 17 padres são estrangeiros. No entanto, há também vocações autóctones.

No Chade, a Igreja Católica tem dois grandes seminários em duas cidades para os futuros padres de todo o país: em Sarh, os seminaristas frequentam o Propedêutico e estudam Teologia, enquanto na capital, N’Djamena, estudam Filosofia.

Durante as férias, os seminaristas visitam as suas famílias, mas também passam algum tempo nas paróquias para se familiarizarem gradualmente com as suas futuras tarefas e se habituarem à responsabilidade que elas implicam.

Cinco jovens do vicariato de Mongo estão actualmente a receber formação para se tornarem sacerdotes. Para o Bispo Philippe Abbo Chen, ele próprio natural do Chade, a formação dos futuros sacerdotes é uma das suas principais preocupações, mas financeiramente é também um grande desafio, pois as famílias dos jovens são pobres e não podem contribuir com nada.

As paróquias chegam a organizar colectas específicas para a formação dos futuros sacerdotes, mas os fiéis apenas podem contribuir com o “óbolo da viúva”. Estes mal conseguem assegurar a sua própria sobrevivência através da agricultura e da criação de gado numa região caracterizada pela seca e por um deserto cada vez mais extenso. No entanto, as propinas, o material didáctico, a alimentação, o alojamento, os cuidados médicos e tudo aquilo de que os futuros sacerdotes necessitam é dispendioso. Há ainda a acrescentar as despesas das suas deslocações aos locais de estudo, que ficam a várias centenas de quilómetros de distância. A Igreja Católica ajuda, simultaneamente, os refugiados do Sudão, que afluem ao vicariato.

Por estas razões, queremos também apoiar este ano a formação dos futuros sacerdotes do vicariato do Mongo com 4.900€.

PROJECTOS

Apoiar este projecto

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

O seu donativo irá financiar este projecto ou outro semelhante.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

918 125 574

Multibanco

IBAN PT50 0269 0109 0020 0029 1608 8

Papa Francisco

“Convido-vos a todos, juntamente com a Fundação AIS, a fazer, por todo o mundo, uma obra de misericórdia.” 
PAPA FRANCISCO

© 2024 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.