TURQUIA: Um morto em ataque armado neste domingo numa igreja católica na cidade de Istambul

O ataque ocorreu ontem, domingo, durante a Missa na Igreja de Santa Maria na capital da Turquia. O Papa manifestou logo a sua “proximidade” para com a comunidade local.

Dois homens mascarados entraram ontem, dia 28, de manhã, aos tiros para o ar numa igreja católica na capital da Turquia, acabando por matar um dos fiéis que assistia à celebração e que terá protestado com o que estava a acontecer. Ontem ainda, logo após a oração do Ângelus, o Santo Padre referiu este ataque exprimindo a sua “proximidade” para com “a comunidade da Igreja Santa Maria Draperis em Istambul, que durante a Missa sofreu um ataque armado que deixou um morto e diversos feridos”.

Não se conhecem muitos pormenores sobre o incidente, a sua motivação. No entanto, os bispos católicos da Turquia afirmam estar “chocados com o crime”, em que “uma pessoa inocente foi morta num lugar sagrado”. Num comunicado enviado à Fundação AIS Internacional, assinado por D. Martin Kmetec, presidente da Conferência Episcopal da Turquia, os prelados “condenam firmemente” o crime ocorrido na igreja, que classificam de “violência contra a humanidade”, e dizem acreditar que as forças de segurança do país vão descobrir os responsáveis e que “será feita justiça”. No comunicado pede-se ainda às autoridades que garantam uma maior segurança às igrejas e às respectivas comunidades.

Os prelados pedem ainda “que não difunda a cultura do ódio e da discriminação religiosa” e terminam a mensagem apelando a todos os fiéis para rezarem pela vítima e sua família. As autoridades turcas condenaram o ataque, tendo o presidente do país Recep Tayyip Erdogan apresentado condolências e assegurado que foram tomadas todas as “medidas necessárias” para encontrar os responsáveis pelo crime.

Erdogan, falou com o padre da igreja e com o cônsul polaco que também estava presente na missa na altura do ataque.

Paulo Aido | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt