Abanar consciências, comover, fazer pensar. Rezar. A exposição “Liberdade Garantida”, inaugurada no sábado, dia 20 de Abril, no Museu Diocesano de Santarém, é como um murro na nossa indiferença. Lá dentro, no Museu, está à vista de todos o sofrimento de milhões de pessoas retratadas em histórias concretas de homens, mulheres e crianças vítimas da perseguição religiosa nos dias de hoje.

Miguel Cardoso, o autor deste trabalho artístico – que tem o apoio da Fundação AIS – garante que é impossível sair indiferente da exposição e que “ela própria é uma oração”.

Numa altura em que se multiplicam as iniciativas para assinalar os 50 anos do 25 de Abril em Portugal, a exposição que oferece um olhar diferente sobre a questão da liberdade. Em causa está um dos direitos fundamentais da Humanidade, o direito ao culto, à fé, à prática religiosa.

“É verdadeiramente dramático. Nunca, como nos dias de hoje, os cristãos foram tão perseguidos. É por isso natural que as pessoas se sintam comovidas. São crianças, são famílias destruídas, são pais que ficam sem filhos, são filhos que ficam sem mães…”

Milhões de pessoas em todo o mundo são perseguidas, maltratadas, violentadas e por vezes até mortas por causa da sua religião. Num país onde há meio século se vive em liberdade, onde a própria legislação assegura o direito aos fiéis em expressarem a sua fé sem restrições, é importante perceber que há muitas pessoas em muitos países onde isso não acontece.

Miguel Cardoso garante que a “exposição não vai deixar ninguém indiferente”, mas o objectivo nem é o de fazer com que as pessoas se sintam comovidas.

A ideia é que as pessoas tenham consciência daquilo que está a acontecer. Não é uma exposição fácil..."

Mensagem do autor, Miguel Cardoso:

Liberdade Garantida:

Horário:

Segunda-feira a sexta-feira
10h › 13h – 14h › 18h

Sábado e feriados civis
10h › 13h – 14h › 19h (18h Outubro a Maio)

Domingo e dias santos
14h › 19h (18h Outubro a Maio)

(última entrada 30 minutos antes da hora de fecho)

Encerramento: Terças-feiras

Telefone: [+351] 243 304 065
Email: geral@museudiocesanodesantarem.pt
Bilhete Individual

Normal (18-65 anos): 4€
Senior (> 65 anos): 3€
Junior (10-17 anos): 2€
Infantil (até 9 anos): gratuito

Bilhete Grupo

Bilhete Família (4 ou +): desconto 10%
Bilhete Escola – ensino obrigatório (10 ou +) desconto 15%
Bilhete Pastoral Diocesana de Santarém (10 ou +) desconto 20%
Para mais informações consulte:
www.museudiocesanodesantarem.pt/

© 2022 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.