TERRA SANTA: Ataque mata pelo menos 16 cristãos em Gaza

Pelo menos 16 cristãos, incluindo 10 de uma única família, foram mortos durante um ataque em Gaza na noite de quinta-feira, 19 de Outubro, que provocou o colapso total de um edifício no recinto da Igreja Ortodoxa Grega. De acordo com os parceiros de projecto da Fundação AIS, outros 15 cristãos estão presos sob os escombros. O edifício da Igreja de São Porfírio não foi atingido.

Cerca de 400 pessoas, na sua maioria cristãos, têm estado abrigadas no recinto desde o início do conflito armado. Entre as vítimas contam-se vários jovens cristãos que faziam parte do “Projecto de Geração de Emprego” para a juventude cristã, orientado pelo Patriarcado Latino de Jerusalém.

O recinto ortodoxo situa-se a algumas centenas de metros da Igreja católica da Sagrada Família, onde estão abrigados mais 500 cristãos. Muitas famílias do recinto ortodoxo grego tiveram de se deslocar para a Sagrada Família, que já se encontra completamente lotada.

De acordo com fontes da Fundação AIS, o recinto católico também foi atingido na quinta-feira à noite por bombas de atordoamento.

ORAÇÕES PELA PAZ

A população cristã da Faixa de Gaza tem sido repetidamente convidada a evacuar e a deslocar-se para sul. No entanto, os Cristãos não estão dispostos a partir devido à falta de segurança e de garantias de que as pessoas que se deslocam do norte para o sul de Gaza não serão alvo de ataques.

Nós não vamos. As pessoas não têm nada, nem sequer os bens básicos. Para onde havemos de ir? Para morrer na rua? Temos pessoas idosas, as Missionárias da Caridade também estão aqui, com pessoas com várias deficiências e idosos. Para onde é que havemos de ir?”

A Fundação AIS pede aos seus benfeitores e amigos que rezem pelas vítimas, pelos feridos e pelas suas famílias e, em comunhão com o Patriarcado Latino de Jerusalém e com o Patriarcado Ortodoxo Grego, pede que se ponha imediatamente termo aos bombardeamentos contra instituições humanitárias.

Maria Lozano e Paulo Aido | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt