IRAQUE: Benfeitores da Fundação AIS oferecem sete mil rosários para as crianças da Planície de Nínive

IRAQUE: Benfeitores da Fundação AIS oferecem sete mil rosários para as crianças da Planície de Nínive

NOTÍCIAS

IRAQUE: Benfeitores da Fundação AIS oferecem sete mil rosários para as crianças da Planície de Nínive

Terça-feira · 14 Dezembro, 2021

A jornada global de oração “Um Milhão de Crianças rezam o Terço pela paz”, promovida pela Fundação AIS, está a inspirar pessoas em todo o mundo. A iniciativa, que teve início em 2005, voltou a decorrer este ano a 18 de Outubro com um êxito assinalável, reunindo centenas de milhares de crianças em dezenas de países nos quatro continentes.

A ideia de promover continuamente a oração das crianças e jovens sensibilizou um grupo de benfeitores da Ajuda à Igreja que Sofre. Rapidamente se passou da ideia à prática e foram produzidos vários milhares de rosários coloridos.

A ideia era fazê-los chegar às próprias crianças, especialmente nos países onde as comunidades cristãs atravessam tempos mais duros, onde experimentam todos os dias a perseguição ou a intolerância por motivos religiosos. No entanto, a pandemia do coronavírus veio limitar muito as viagens e acabou por impedir essa distribuição como estava inicialmente planeada. Que fazer? Impossibilitados de distribuir os rosários junto das comunidades cristãs, foi decidido entregá-los na sede internacional da Fundação AIS, em Königstein, na Alemanha.

IRAQUE: Benfeitores da Fundação AIS oferecem sete mil rosários para as crianças da Planície de Nínive
A iniciativa, que teve início em 2005, voltou a decorrer este ano a 18 de Outubro com um êxito assinalável.

Foi nessa ocasião que John, um engenheiro consultor da Fundação AIS, que deveria viajar ao Iraque, especialmente para a região do Curdistão, onde voluntariamente tem vindo a monitorizar alguns projectos de construção que a Ajuda à Igreja que Sofre está a promover na Planície de Nínive, decidiu que poderia resolver o impasse.

Para facilitar o transporte, e com a ajuda de algumas crianças e jovens, filhos dos funcionários da Fundação AIS na Alemanha, os rosários foram divididos em caixas de cem. Ao todo, juntaram-se 70 caixas. E assim, com uma bagagem especial de 25 quilos de rosários prontos para voar, estava concluída a primeira fase da operação.

Mal chegou ao Iraque com uns surpreendentes sete mil rorários, John – que pede para ser identificado apenas assim para manter o anonimato – encontrou-se com o Arcebispo católico siríaco de Hadiab-Erbil para que ele abençoasse a carga.

D. Nizar Semaan ficou tão empolgado com aquela remessa de rosários que foi logo a uma escola onde estava a decorrer uma aula de catequese para distribuir os primeiros exemplares. E cerca de noventa crianças decidiram começar logo a rezar. John conta a história. “As crianças ficaram entusiasmadas quando foram buscar, cada uma, o seu rosário. Depois, todas elas, cerca de 90, reuniram-se junto ao altar e rezaram uma dezena. Foi uma noite especial.”

A distribuição não se ficou por ali, claro. Havia muitos mais terços para entregar. Havia, exactamente, 6.910 rosários coloridos para fazer chegar às crianças cristãs do Curdistão Iraquiano. Foram todos entregues às religiosas e aos párocos que estão mais envolvidos com as escolas católicas, jardins de infância, grupos de catecismo e até orfanatos.

Só a Irmã Clara Nas, madre superiora das Dominicanas de Santa Catarina de Sienna, recebeu 700 exemplares. As crianças da escola paroquial de St. Afram, em Qaraqosh, ficaram com 200. Para o frade Amar, que tem a responsabilidade das paróquias de Al-Tahira e de São George, em Bashiqua, foram entregues dois mil… Até D. Thabet Yousif, o recém-ordenado bispo caldeu de Alqosh, recebeu rosários feitos com todo o carinho pelos voluntários da Fundação AIS na Europa.

Todos estes sete mil rosários, que agora estão a ser dedilhados por mãos infantis de rapazes e raparigas cristãs na Planície de Nínive, são um poderoso sinal do poder da oração. De uma oração que tem feito companhia a Maria neste tempo tão especial do Advento. Como sublinha o Padre Martín Barta, assistente eclesiástico internacional da Fundação AIS, seguramente que a entrega destes rosários às crianças iraquianas “fez Nossa Senhora feliz e sorridente”. Não haverá decerto melhor prenda neste Natal do que fazer feliz a mãe de Jesus…

IRAQUE: Benfeitores da Fundação AIS oferecem sete mil rosários para as crianças da Planície de Nínive

PA | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

PARTILHAR ESTE ARTIGO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Relatório da Liberdade Religiosa

O relatório da Fundação AIS analisa a situação da liberdade religiosa em 196 países. É um dos quatro relatórios sobre a situação da liberdade religiosa a nível mundial, sendo o único relatório não governamental na Europa que tem em conta a doutrina social católica.

196 PAÍSES

918 125 574

Multibanco

IBAN PT50 0269 0109 0020 0029 1608 8

Papa Francisco

“Convido-vos a todos, juntamente com a Fundação AIS, a fazer, por todo o mundo, uma obra de misericórdia.” 
PAPA FRANCISCO

© 2022 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.