CHINA: Há exactamente um século, no dia 24 de Maio de 1924, os bispos consagraram o país à Virgem Maria

A fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) apela aos seus benfeitores e amigos para que se unam amanhã, dia 24, em oração pela Igreja e pelos cristãos na China. Este mês de Maio de 2024 marca o centenário da consagração da China à Santíssima Virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora da China, Rainha Celeste do Povo Chinês, pelos bispos do país.

Um ano após a consagração, teve início a construção de uma basílica dedicada a Santa Maria no topo de Sheshan, uma colina situada a cerca de 35 quilómetros de Xangai. Desde então, tornou-se um local de peregrinação popular para os católicos e alberga várias igrejas, incluindo a basílica mariana.

A festa de Nossa Senhora de Sheshan, Auxílio dos Cristãos, é celebrada com grande solenidade no dia 24 de Maio de cada ano. Em 2007, o Papa Bento XVI apelou à Igreja universal para que rezasse pela Igreja na China todos os dias 24 de Maio, sublinhando a importância do santuário mariano de Sheshan. E encorajou os crentes de todo o mundo a rezarem nesse dia pela unidade da Igreja no país, expressando assim a sua solidariedade e apoio aos cristãos chineses.

A história de Sheshan remonta a 1863, quando os primeiros missionários jesuítas se estabeleceram na colina e construíram a primeira capela no seu cume. Durante o massacre de Tientsin, em 1870, contra os missionários e os cristãos chineses convertidos, o superior dos jesuítas de Xangai dirigiu-se a Sheshan para rezar a Nossa Senhora: “Se o vicariato for salvo do ataque, construiremos uma basílica para agradecer a protecção especial de Nossa Senhora”. Milagrosamente, a região foi poupada ao massacre.

REZAR PELA IGREJA NA CHINA

Para comemorar o centenário da consagração da China a Nossa Senhora, a fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) convida todos os seus benfeitores e amigos a juntarem-se à oração que o Papa Bento XVI compôs por ocasião do Dia Mundial de Oração pela Igreja na China, a 24 de Maio de 2008, pedindo força e graça para a Igreja e os cristãos na China.

Apesar das restrições e da vigilância do Estado, milhares de peregrinos afluem a Sheshan em Maio para rezar a Nossa Senhora. A sua devoção e fé inabaláveis testemunham a força duradoura da comunidade católica na China. Que Deus permita que a mesma fé continue a inspirar os crentes em todo o mundo:

Nossa Senhora de Sheshan, encorajai o empenho daqueles que, na China, no meio das fadigas quotidianas, continuam a acreditar, a esperar e a amar, no meio das dificuldades quotidianas, continuam a acreditar, a esperar e a amar, para que nunca tenham medo de falar de Jesus ao mundo e do mundo a Jesus. Na estátua que coroa o Santuário, mostras o teu Filho ao mundo com os braços abertos num gesto de amor. Ajuda os católicos a serem sempre testemunhas credíveis deste amor, permanecendo unidos à rocha de Pedro sobre a qual a Igreja está edificada. Mãe da China e da Ásia, rogai por nós agora e sempre. Ámen.

Maria Lozano | Directora de Comunicação da AIS Internacional | info@fundacao-ais.pt