PROJECTOS

BENIM: Apoio às Irmãs Beneditinas em Parakou

O mosteiro de “Nossa Senhora da Escuta” foi fundado em 2005, na Diocese de Natingou, no norte do Benim. As irmãs fundadoras vieram de França, mas agora já há também irmãs africanas e jovens beninenses interessadas pela vida beneditina.

Contudo, em 2022, as Irmãs tiveram de deixar o mosteiro, porque estava localizado numa região que faz fronteira com o Burquina Fasso e em perigo por causa da actividade dos jiadistas nesse país. A situação tinha-se tornado muito perigosa e, por isso, as Irmãs Beneditinas foram transferidas para a Arquidiocese de Parakou, mais a sul e onde há mais segurança.

Pouco antes de se mudarem, as irmãs tinham recebido na congregação outra jovem africana. Em Fevereiro de 2022, já estava a ajudá-las a empacotar os seus pertences em caixas e a desempacotá-los na nova casa. Pouco depois, entrou oficialmente para o noviciado.

Enquanto o convento original ficava numa área remota, numa zona de mato, a casa em que vivem agora, desde a sua mudança, fica mesmo no centro de uma cidade movimentada. A Ir. Anne Elisabeth acredita que isto foi obra da Divina Providência. “O Senhor enviou-nos agora para o centro da cidade de Parakou, no coração do centro pastoral da diocese e perto do seminário menor interdiocesano de Nossa Senhora de Fátima. Aqui, no coração desta dinâmica cidade africana, onde se misturam diversas realidades sociais e religiosas, apercebemo-nos do desafio para a nossa missão de oração de intercessão. Assim, Deus mostra-nos ainda mais claramente do que dantes a necessidade urgente de rezar pelo mundo inteiro, mas especialmente e de modo particular pelo país que nos acolheu, pela nossa diocese e Igreja local, e sobretudo pelos seus padres e seminaristas.”

A Ir. Anne Elisabeth continua: “Pelo facto de estarmos na cidade tornamo-nos mais visíveis e isso permite mais facilmente aos fiéis católicos descobrirem a nossa liturgia. Sabemos como o homem de hoje, cristão ou não, aspira de tempos a tempos por uma pausa, mesmo no decorrer de um dia muito agitado, para encontrar o Senhor no meio da sua tribulação e Lhe confiar as suas alegrias e dores. Na semana passada, um jovem veio aqui com a sua noiva para reflectirem sobre a sua vida futura a dois, num lugar onde o tempo parece ter parado.”

Esta localização no centro da cidade de Parakou dá às Beneditinas a oportunidade de, de uma maneira simples, iniciar as jovens na vida beneditina. Por isso agora, por exemplo, as irmãs organizam dias de retiro para as jovens. Mas às vezes há encontros que parecem ser obra do acaso “através dos quais o Senhor nos mostra que Ele próprio está a trabalhar”, explica a Irmã. Recentemente, uma jovem passou por acaso em frente ao portão do convento, empurrando um carrinho cheio de ervas. Agora quer ser uma religiosa beneditina.

O convento original das irmãs tinha um pomar, uma horta, uma propriedade onde criavam gado e abelhas em colmeias, fabricavam hóstias de forma artesanal, e uma casa de hóspedes para prover à sua subsistência e apostolado. Mas na nova casa tiveram de começar do zero.

Propomo-nos ajudá-las com um apoio básico financeiro de 20.000€.

VAMOS AJUDAR?

PROJECTOS

Apoiar este projecto

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

O seu donativo irá financiar este projecto ou outro semelhante.