PROJECTOS

ZÂMBIA: 114 bicicletas para catequistas de uma diocese rural

Em quase em toda a África, os catequistas são auxiliares importantes para os padres. Na verdade, em muitas paróquias geograficamente extensas, são eles que em numerosas aldeias, muitas vezes distantes, educam as pessoas na fé, as preparam para receber os sacramentos e se reúnem com elas para as orientar na oração.

É este o caso da Diocese de Mpika, no nordeste da Zâmbia. Com uma área de mais de 86.000 km2, só tem 18 paróquias, apesar das distâncias serem grandes. Além disso, está situada numa área rural com estradas em muito mau estado. Muitas localidades estão isoladas e são de difícil acesso. A diocese tem um centro de formação para catequistas, dado que o seu trabalho é muito importante para a Igreja.

D. Edwin Mulandu pediu-nos ajuda, porque precisava urgentemente de 114 bicicletas para os catequistas da sua diocese.

Graças à generosidade dos nossos benfeitores, conseguimos providenciar os 24.000 € necessários para tornar possível o trabalho dos catequistas que “estão na linha da frente para ajudar os seus padres a mobilizar as pessoas e para reavivar o seu zelo pastoral”, diz o bispo.

Mais de metade destes catequistas trabalha por amor a Deus, em regime de voluntariado. As bicicletas tornaram o seu trabalho muito mais fácil e eficaz, permitindo-lhes deslocar-se mais rapidamente de uma aldeia para a outra.

A alegria é grande e agora nós queremos transmitir os seus agradecimentos a todos os que nos ajudaram. “Estamos profundamente gratos por este gesto de amor e de solidariedade nesta nossa missão de Jesus Cristo. Com a aquisição destas bicicletas, os catequistas foram motivados para continuar a fazer o que melhor sabem, nomeadamente dedicar a sua vida a difundir o Evangelho numa área remota e difícil”, conclui o Bispo Mulandu.

PROJECTOS

Apoiar outros projectos

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

Os donativos feitos à Fundação AIS beneficiam de dedução de IRS e IRC nos termos legais.
Poderá deduzir 0,5% à sua declaração de IRS para a Fundação AIS, sem qualquer custo.