VENEZUELA: Presidente da Fundação AIS Internacional visita país para manifestar solidariedade após terramoto

A presidente executiva internacional da Fundação AIS vai deslocar-se pessoalmente à Venezuela na sequência dos trágicos terramotos que causaram a morte de milhares de pessoas. Regina Lynch deverá chegar amanhã, terça-feira, 7 de Julho, para visitar as dioceses mais afectadas pelos terramotos e para manifestar a proximidade da instituição pontifícia à Igreja local e às comunidades mais atingidas pela tragédia.

Os terramotos que abalaram o norte da Venezuela a 24 de Junho deixaram um rasto de destruição em várias regiões do país, especialmente em Caracas e em La Guaira. Para apoiar a resposta imediata da Igreja local, que está a acompanhar as famílias afectadas e a dar resposta às necessidades mais urgentes, a Fundação AIS Internacional aprovou um pacote inicial de ajuda de emergência no valor de 100 mil euros.

Regina Lynch, presidente executiva da instituição, visitará ambas as dioceses para conhecer em primeira mão as suas necessidades e transmitir pessoalmente o apoio espiritual e material da fundação.

Vamos agora à Venezuela para mostrar pessoalmente que a Igreja local não está sozinha perante a tragédia, para expressar a nossa solidariedade para com as pessoas que estão a sofrer e para lhes levar as mensagens de proximidade de todos os nossos benfeitores.”

Lynch salienta que a resposta da AIS só é possível graças à fidelidade de milhares de benfeitores em dezenas de países que, mesmo nesta crise, querem estar ao lado da Igreja venezuelana. “Os benfeitores da AIS têm-se mostrado muito fiéis durante estes longos anos de sofrimento na Venezuela e, agora que a Igreja deste país precisa mais uma vez do seu apoio, responderam novamente ao apelo”, afirma Lynch.

A presidente executiva sublinhou que esta resposta faz parte da identidade e do carisma da missão da AIS. “É isto que define os benfeitores da AIS. Quando há uma crise, quando há uma necessidade, eles dão um passo em frente e demonstram a sua generosidade, não só com ajuda financeira, mas também com a sua proximidade e oração pela Igreja que sofre. Estou-lhes profundamente grata”, acrescentou.

A AIS não se esquece daqueles que sofrem

Lynch, natural da Irlanda do Norte, tem experiência em primeira mão da missão da AIS e da realidade das Igrejas em sofrimento desde 1980. Após vários anos à frente do departamento de projectos, tornou-se presidente executiva da AIS Internacional em Junho de 2023.

Esta não é a primeira vez que Regina Lynch representa a AIS, visitando comunidades após catástrofes. “Já estive noutros locais afectados por catástrofes ou situações repentinas de guerra. Penso, por exemplo, na invasão da Planície de Nínive pelo ISIS em 2014, no Iraque, quando lá fomos apenas alguns dias depois de o acontecimento ter ocorrido”, recorda. “Para nós, é muito importante mostrar que a AIS e os seus benfeitores não se esquecem daqueles que sofrem”, afirma. “É também importante poder dar testemunho do sofrimento e das necessidades daqueles que se encontram no meio destas terríveis tragédias”, acrescenta.

Apesar da magnitude da catástrofe, Lynch destaca a força da fé do povo venezuelano e a proximidade da Igreja às comunidades afetadas. “A Venezuela, apesar deste terrível terramoto, tem a bênção de ter um povo de fé e uma Igreja muito próxima da população. E é precisamente aí, mesmo perante algo que parece humanamente insuperável, que encontramos esperança”, afirma ainda. “Temos de manter a esperança de que tempos melhores virão e de que este sofrimento não será em vão”, disse a concluir, pedindo orações para que a sua viagem dê frutos.

Eugenia Urgellés e Maria Lozano

Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Relatório da Liberdade Religiosa

A crise política, social e económica da Venezuela continua, resultando numa crise humanitária caracterizada pela escassez de alimentos e medicamentos. O Governo fornece ajuda apenas àqueles que se inscreveram no seu registo ou através de programas que favorecem determinados grupos religiosos nele inscritos. A Igreja Católica continua a denunciar a deterioração da democracia, as deslocações forçadas de pessoas e a pobreza punitiva, bem como as contínuas violações dos direitos humanos cometidas pelo regime.

VENEZUELA

918 125 574

Multibanco

IBAN PT50 0269 0109 0020 0029 1608 8

«Desde o início, a missão da Fundação AIS tem sido promover o perdão e a reconciliação, bem como acompanhar e dar voz à Igreja onde quer que ela se encontre em necessidade, onde quer que se sinta ameaçada, onde quer que sofra.»

PAPA LEÃO XIV

© 2024 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.