PROJECTOS

UCRÂNIA: Ajuda para a formação de 138 seminaristas em Ternopil

O Seminário greco-católico da Arquidocese de Ternopil-Zboriv está a funcionar desde 1993. Tem o nome D. Josyf Splipyj em honra do Cardeal Arcebispo, grande herói e confessor da Igreja que, durante 18 anos, esteve preso num campo de concentração na Sibéria, no tempo da União Soviética.

Actualmente há no seminário 138 jovens que se preparam para o sacerdócio, dos quais rapazes de sete dioceses, ou eparquias. Alguns deles pertencem aos Studitas. Para além dos seus estudos, os seminaristas estão envolvidos no trabalho pastoral nas paróquias, sobretudo com crianças e adolescentes, e na catequese. Durante a pandemia, por exemplo, criaram a catequese online que é igualmente útil hoje, em tempo de guerra. No tempo das férias ajudam também a organizar campos de Verão para crianças e adolescentes, chamados “Férias com Deus”.

Desde que a guerra começou, envolveram-se também noutras tarefas. Por exemplo, embalam cabazes para os necessitados, transportam e distribuem ajuda humanitária e providenciam socorro e apoio aos doentes, idosos e necessitados e aos muitos refugiados.

O seminário está situado no oeste da Ucrânia e, por isso, não é directamente afectado pela guerra. Contudo, os grandes aumentos de preço – sobretudo na alimentação, energia e combustível – tornaram mais difícil a sua gestão. Os fiéis das paróquias não têm sequer o suficiente para as suas próprias necessidades e, por isso mesmo, não podem acorrer às necessidades da Igreja. É verdade que os próprios seminaristas contribuem para a sua formação e que o seminário tem também campos, um jardim e uma quinta para a criação de animais a fim de poderem produzir parte da sua alimentação. Mas isto não chega para cobrir os custos de funcionamento do seminário.

Propomos, este ano, apoiar a formação dos 138 seminaristas com a contribuição de 110.400€.

VAMOS AJUDAR?

PROJECTOS

Apoiar este projecto

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

O seu donativo irá financiar este projecto ou outro semelhante.