AJUDA DE EMERGÊNCIA

SOS Terra Santa

Na Terra Santa, o som das sirenes tornou-se, infelizmente, uma rotina. Não é o anúncio de uma emergência comum, mas o eco persistente da guerra e de um conflito que parece não ter fim. Mas no meio da incerteza, a sua ajuda foi, é e será uma luz de esperança para aqueles que lá vivem.

Os efeitos da guerra são sentidos em toda a região, e os Cristãos, uma minoria, mas ainda assim uma comunidade importante de 45.000 habitantes na Cisjordânia, 10.000 em Jerusalém Oriental e 1.000 em Gaza, são afectados de forma muito directa.

É muito triste constatar que, na Terra Santa, a guerra está longe de cessar. Cerca de 1.500 famílias cristãs vivem em Gaza, Cisjordânia e Jerusalém e aí desejam permanecer, não tendo outra forma de subsistir senão através da nossa ajuda…

O seu apoio continua a ser vital e urgente!

A Fundação AIS vai enviar um segundo pacote de ajuda de emergência para os Cristãos da Terra Santa, com uma ajuda adicional de 500.000€ entre Janeiro e Abril.

Foto: Irmã Nabila junto da sua escola que era apoiada pela Fundação AIS e foi destruída durante a guerra.

» 250.000€ para apoiar os cristãos que vivem na Cisjordânia, com medicamentos, cuidados médicos e hospitalares, alimentos, apoio escolar e ajuda no pagamento de rendas.

» 250.000€ para apoiar os Cristãos que permanecem em Gaza, refugiados no Mosteiro Católico da Sagrada Família e na Igreja Ortodoxa Grega de São Porfírio, fornecendo refeições, combustível, colchões, materiais médicos e medicamentos.

Estima-se que, em Gaza, sejam necessários cerca de 2.000€ por dia, já que muitos destes refugiados sofrem de doenças crónicas, sem falar dos gastos associados de alimentação, água e electricidade. Os Cristãos, que perderam completamente as suas casas devido aos intensos bombardeamentos, precisam de ajuda directa em dinheiro para repor as suas necessidades básicas. As famílias dormem nos corredores e quartos da igreja e nos edifícios adjacentes. Desde o início da guerra, a 7 de Outubro, a Igreja tem sido a única responsável por fornecer alimentos, água, cuidados médicos, entre muitos outros serviços humanitários e pastorais.

Embora a atenção global e dos media esteja centrada em Gaza, os Cristãos na Cisjordânia também sofrem muito, devido à separação com Jerusalém. A lei marcial imposta na Cisjordânia impediu que os Cristãos acedessem aos seus meios de subsistência em Jerusalém, incluindo escolas, hospitais, lares de idosos, organizações relacionadas com a Igreja e centros de assistência social.

Precisamos de medicamentos. Muitos hospitais foram destruídos. A nossa escola também foi danificada, mas não vamos embora. As pessoas não têm nada. Para onde iríamos? Para morrer na rua? Temos pessoas idosas aqui, as Missionárias da Caridade também estão connosco, com pessoas com várias deficiências e idosos. Para onde é que havemos de ir? Vamos ficar com eles. Rezem por nós.”

fatima sidebar crop

Acenda uma vela

A CAPELA VIRTUAL da Fundação AIS, dedicada a Nossa Senhora de Fátima, é um lugar de oração.

Um lugar para apresentar as suas intenções a Deus através de Nossa Senhora, nossa Mãe.

Convidamos todos a rezar e a acender uma vela pelos Cristãos perseguidos, ou por uma intenção pessoal.

O mundo está em suspenso face à violência que regressou em força à Terra Santa e ao medo de que se repitam os tempos mais negros da História. No meio da guerra, no meio da violência entre Israel e o Hamas, está também a comunidade cristã. Todos vivem em angústia, todos têm medo. A presença da Igreja, dos padres, das irmãs e dos seminaristas é, nestes dias, um sinal de conforto. Talvez mesmo o único sinal de conforto. Eles não abandonam o povo cristão. Eles não abandonam a sua missão.

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

Os donativos feitos à Fundação AIS beneficiam de dedução de IRS e IRC nos termos legais.
Poderá deduzir 0,5% à sua declaração de IRS para a Fundação AIS, sem qualquer custo.

Notícias sobre a Terra Santa

Subscreva a nossa newsletter

Mantenha-se actualizado sobre as notícias, projectos, testemunhos, eventos e campanhas de oração pelos Cristãos perseguidos.