PORTUGAL: Patriarcado de Lisboa promove caminhada solidária para Gaza e valor será entregue à através da AIS

Patriarcado de Lisboa promove caminhada solidária para Gaza e valor será entregue à através da AIS

No próximo sábado, dia 14, o Patriarcado de Lisboa vai promover uma Caminhada Missionária Jubilar em que o objectivo é recolher fundos para Gaza. O valor angariado será depois entregue à Fundação AIS que o fará chegar à comunidade cristã que está a viver refugiada na paróquia da Sagrada Família…

A inscrição custa 10 euros e os participantes são convidados a fazer uma caminhada missionária entre a Capela da Estefânia e a Sé Catedral de Lisboa. Pelo meio, haverá a passagem por outras capelas, mas o objectivo é mais do que fazer exercício físico ou rezar pelo caminho. A ideia é mesmo a de se angariar uma ajuda preciosa para a comunidade cristã que vive em Gaza e que está refugiada na paróquia da Sagrada Família, nestes tempos de grande violência que se abateram sobre este território. A iniciativa, que envolve também a Fundação AIS, é do Serviço de Animação Missionária do Patriarcado de Lisboa, dirigido pelo Padre Albino dos Anjos, missionário da Boa Nova. “Este ano, como costumamos fazer, associamos um sentido sempre muito humanitário e também ao mesmo tempo muito cristão a esta caminhada”, explica o sacerdote à AIS.

PARÓQUIA DE GAZA NO CORAÇÃO DOS PAPAS

Este ano, vamos recolher fundos para a Paróquia de Gaza, que tem estado no coração dos Papas, mormente o Papa Francisco, que tantas vezes nos falou dessa experiência dramática que o povo está a viver, e também já do Papa Leão XIV, que tem estado ao lado e dirigido muitas palavras de apoio aos nossos irmãos, não só cristãos, mas toda a comunidade que sofre imenso”, acrescenta o Padre Albino.

O sofrimento dos que vivem em Gaza, sublinha o sacerdote, chega-nos quase diariamente a casa pela televisão, pelos meios de comunicação social, e é difícil não se ficar sensibilizado com o drama que está a ocorrer. “Nós, de alguma maneira, vamos acompanhando através dessas imagens que nos vão chegando, essa penúria, essa fome, essa miséria que afecta toda a comunidade, mormente as pessoas mais velhas e as crianças”, diz. A caminhada tem, pois, este lado solidário. As inscrições vão assim ser transformadas num contributo para minimizar o desespero de quem vive em Gaza nestes dias de enorme violência.

“SITUAÇÃO MUITO MÁ” NA PARÓQUIA

Ainda recentemente, numa mensagem enviada para Portugal, para o Jubileu dos Cristãos Perseguidos, que a AIS organizou em Arouca, o Padre Gabriel Romanelli, descrevia “a situação muito má” que se está a viver na Paróquia da Sagrada Família. “Dentro do recinto paroquial, estamos a fazer o melhor possível, embora se ouçam muitos bombardeamentos e, por vezes, os estilhaços atinjam o nosso recinto”, disse, salientando que o facto de não estar a ser possível fazer entrar no enclave a ajuda humanitária necessária para as necessidades da população, já o obrigou a fazer racionamentos.

Durante três meses, não recebemos qualquer ajuda. Por isso, por agora, estamos a racionar tudo o que temos e só depois desse racionamento é que poderemos distribuir [ajuda] aos refugiados do complexo e às pessoas de fora”, explicou.

Actualmente vivem na Paróquia da Sagrada família cerca de 500 pessoas, homens, mulheres e crianças, incluindo um grupo de pessoas com deficiência que são assistidas pelas Missionárias da Caridade. Gaza, recorde-se, está sob cerco aproximadamente desde que ocorreram os ataques terroristas em 7 de Outubro de 2023, levados a cabo pelo Hamas e por outros grupos jihadistas que operam a partir do território. Israel respondeu com uma operação militar que incluiu bombardeamentos e invasão terrestre, que se prolonga até hoje e que causou já dezenas de milhares de mortos.

AIS, AO SERVIÇO DA IGREJA QUE SOFRE

É neste contexto que o Patriarcado de Lisboa vai realizar a caminhada missionária. Uma iniciativa que vai envolver também a Fundação AIS. “Para nós é uma alegria muito grande ter esta parceria, esta colaboração da Ajuda à Igreja que Sofre, que tem sido exemplar neste trabalho de sensibilização, mobilização de todos nós para a realidade destas comunidades cristãs que estão a sofrer imenso”, disse o Padre Albino dos Anjos. “Portanto, o nosso valor vai ser entregue à Fundação AIS, que depois, pelos seus próprios canais, fará chegar, de uma forma mais séria e transparente, àqueles que mesmo precisam”, conclui o missionário.

Para a Fundação AIS esta caminhada é também muito significativa pelo gesto em si e pela necessidade de se mobilizar a sociedade portuguesa para os dramas humanitários que estão a acontecer nos dias de hoje. “Não podemos ficar indiferentes ao sofrimento de tantas pessoas”, diz a directora do secretariado nacional da fundação pontifícia. “Tudo o que fizermos para minimizar esse sofrimento é importante e sensibiliza-nos por isso profundamente que esta iniciativa do Serviço de Animação Missionária do Patriarcado de Lisboa tenha incluído a Fundação AIS, para que o valor angariado através dos participantes seja entregue por nós aos responsáveis da paróquia da Sagrada Família, em Gaza. Estamos ao serviço da Igreja em todos os lugares do mundo em que os cristãos sofrem, são perseguidos ou precisam de ajuda para a sobrevivência no dia-a-dia. Para nós, AIS, é importante que estas parcerias não só aconteçam, mas possam até vir a crescer no futuro”, conclui Catarina Martins de Bettencourt.

Paulo Aido

Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Relatório da Liberdade Religiosa

O relatório da Fundação AIS analisa a situação da liberdade religiosa em 196 países. É um dos quatro relatórios sobre a situação da liberdade religiosa a nível mundial, sendo o único relatório não governamental na Europa que tem em conta a doutrina social católica.

196 PAÍSES

918 125 574

Multibanco

IBAN PT50 0269 0109 0020 0029 1608 8

Papa Francisco

“Convido-vos a todos, juntamente com a Fundação AIS, a fazer, por todo o mundo, uma obra de misericórdia.” 
PAPA FRANCISCO

© 2024 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.