CAMPANHAS

"O Líbano está a desaparecer"

Foi uma terra de vida fulgurante. Hoje, aos poucos, o Líbano está a transformar-se num país fantasma, onde a vida é quase impossível, onde o dinheiro deixou de ter valor, onde falta quase tudo a começar, tantas vezes, pelo pão. Quem pode, parte. Os que ficam são os mais pobres ou os que ainda sonham com um Líbano renascido. Como a Irmã Hounda, da congregação de Nossa Senhora do Bom Serviço.

Hounda Tannoury ainda não se resignou à ideia de que não há futuro para o Líbano. Mas tudo parece dizer o contrário. A moeda desvalorizou-se ao ponto de os bancos fecharem portas, o desemprego passou a ser algo normal e afecta cada vez mais famílias, e a outrora robusta classe média engrossa agora a fila dos pobres, dos que, tantas vezes, têm de recorrer a instituições de solidariedade, à própria Igreja para conseguirem ter um pouco de pão na mesa. Falta tudo no Líbano. Os combustíveis, a electricidade, os medicamentos… Até a esperança.

E agora, com a guerra mesmo ao lado, entre o Hamas e Israel, todos têm medo de que o conflito galgue fronteiras e atinja também o Líbano. O país está a esvair-se e nada parece conseguir inverter este rumo suicida. Sem electricidade, nem água corrente, a situação está a piorar de dia para dia.

Os Cristãos do Líbano contam consigo para sobreviver!

Apoio ao Orfanato das Irmãs Maronitas da Sagrada Família, em Jezzine, na sua subsistência e na aquisição de painéis solares para terem electricidade

32.727€

Ajuda de emergência para 2 escolas da congregação Nossa Senhora do Bom Serviço, em Jabboule, bolsas de estudo para 100 alunos e apoio para 71 professores

17.800€

A Igreja está a viver tempos particularmente duros. A área do ensino é um exemplo trágico do que está a acontecer. Cerca de 300 escolas são geridas pela Igreja Católica. Isto significa uma responsabilidade directa pela educação de milhares de crianças e jovens, mas também pelos salários de milhares de professores.

Como o Estado está sem recursos, todos os subsídios que normalmente eram atribuídos ao ensino deixaram de ser pagos. Mas a Igreja não quer fechar escolas, não quer enviar os alunos para casa, não quer despedir os professores. É um dilema que tira o sono à Irmã Hounda Tannoury, directora de uma escola em Jabboule.

O Líbano está a atravessar uma crise económica sem precedentes. As escolas estão a ficar sem fundos, com dificuldades em pagar aos professores.”

As palavras são duras, mas a realidade é cruel. “Muitos dos pais dos nossos alunos não têm dinheiro sequer para comprar pão para os seus filhos. É muito humilhante”, confessa-nos a responsável pela escola de Jabboule.

A situação é dramática. Falta água, falta electricidade, falta já, tantas vezes, às próprias pessoas a energia vital para se enfrentar o destino. Parece que os Libaneses estão a desistir.

Cada vez é maior o número dos que fazem as malas à procura de um país onde possam viver com dignidade, onde possam ver crescer os filhos sem a angústia de não terem nada para lhes dar de comer, ou onde possam cuidar dos mais velhos, dos idosos e dos doentes, sem sobressaltos.

Muitos arriscam tudo numa viagem que poderá não ter regresso. Mas o Líbano é essencial para a presença dos Cristãos no Médio Oriente. Se a comunidade cristã partir, ficará um vazio que dificilmente será preenchido.

Tudo isto atormenta também a Irmã, que faz o que pode e o que não pode para contrariar os sinais de tempestade que se acumulam nos céus libaneses.

É triste ver que as pessoas estão a pensar em abandonar esta terra. Nestas regiões, os Cristãos são cerca de 10% e nós encorajamo-los muito a ficar, porque eles são um símbolo do Cristianismo. Gostamos de ter um país, mas estamos a perdê-lo. O Líbano está a desaparecer…”

A Irmã Hounda Tannoury sabe que ter uma escola é como gerir um tesouro. Um tesouro feito também dos sonhos dos alunos, rapazes e raparigas como Joseph.

“Esta escola fez-me amar mais Jesus Cristo. Agradeço sempre a Deus por me ter dado esta oportunidade. Agradeço sempre a Deus pelos meus pais, pelos meus amigos. Ele deu-me esta escola maravilhosa e eu tenho muitos planos. O meu sonho é ser médico.”

É para jovens assim que a Irmã Hounda nos pede ajuda. Ela precisa de manter a sua escola de portas abertas. A Igreja precisa de manter todas as suas escolas a funcionar, os seus hospitais a funcionar, para que a comunidade cristã possa continuar a viver no Líbano. A Igreja procura ajudar os que ainda não desistiram deste país essencial para a presença do Cristianismo no Médio Oriente…

Foi uma terra que já conheceu a abundância. Hoje, aos poucos, o Líbano está a transformar-se num país fantasma, onde falta quase tudo em todas as casas, a começar, tantas vezes, pelo pão. Quem pode, parte. Agora, com a ameaça da guerra, o medo ainda é maior… A outrora robusta classe média engrossa agora a fila dos pobres, dos que, tantas vezes, têm de recorrer à própria Igreja para conseguirem ter um pouco de pão na mesa. Falta tudo no Líbano. Os combustíveis, a electricidade, os medicamentos… Até a esperança. Calcula-se que mais de 70% de toda a população vive já quase na miséria. Uma situação que se agravou com a pandemia da COVID-19 e com a brutal explosão acidental que destruiu o porto de Beirute e alguns dos bairros da capital libanesa no dia 4 de Agosto de 2020.

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

Os donativos feitos à Fundação AIS beneficiam de dedução de IRS e IRC nos termos legais.
Poderá deduzir 0,5% à sua declaração de IRS para a Fundação AIS, sem qualquer custo.

CAMPANHAS

Apoie os Cristãos da Terra Santa