PROJECTOS

ÍNDIA: Uma nova capela numa paróquia remota no nordeste da Índia

A Paróquia da Imaculada Conceição em Moharpara, o nordeste da Índia, fica perto da fronteira com o Bangladeche. Inclui 31 aldeias e serve uma população de cerca de 5.000 católicos relativamente jovens na sua maioria.

A paróquia tem uma área muito grande e muitas das aldeias são quase inacessíveis. Os padres têm por vezes de andar até cerca de 8 km para chegar a algumas delas. Uma dessas aldeias é Twicholong, onde existem católicos desde 1969 – começaram por um pequeno grupo de famílias, mas hoje são já 50 famílias, num total de cerca de 245 paroquianos.

A aldeia tem a sua pequena capelinha, construída pelos habitantes com tijolos de lama e um telhado de zinco. Hoje, para além de ser muito pequena, encontra-se necessitada de muitas reparações. Como não têm outro local, os fiéis continuam a reunir-se todos os dias para rezar. No entanto, começaram ao mesmo tempo os trabalhos para uma nova capela que irá ser dedicada à Divina Misericórdia.

Estas pessoas são extremamente pobres e, como membros de um dos povos tribais indígenas, só têm o que conseguem produzir na terra ou trabalhando ao dia com salários insignificantes. Todos contribuem para a construção da nova capela mas, pura e simplesmente, não o suficiente.

Então, o Pe. Arbok Lyngdoh pediu-nos ajuda. Garante-nos que a paróquia é muito activa e que principalmente as mulheres e os jovens estão muito empenhados. Espera que uma capela maior, onde possam organizar mais programas pastorais, venha contribuir para dinamizar mais a vida paroquial e escreve-nos: “Os fiéis têm esperança que este sonho de uma capela maior e mais bonita se realize no próximo ano”.

Não podemos desapontar os fiéis católicos de Twicholong. E assim, com a ajuda de Deus e vossa, oferecemos uma contribuição de 14.000 € para que possam completar a sua capela.

VAMOS AJUDAR?

PROJECTOS

Apoiar este projecto

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

Os donativos feitos à Fundação AIS beneficiam de dedução de IRS e IRC nos termos legais.
Poderá deduzir 0,5% à sua declaração de IRS para a Fundação AIS, sem qualquer custo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

918 125 574

Multibanco

IBAN PT50 0269 0109 0020 0029 1608 8

Papa Francisco

“Convido-vos a todos, juntamente com a Fundação AIS, a fazer, por todo o mundo, uma obra de misericórdia.” 
PAPA FRANCISCO

© 2022 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.