PROJECTOS

HONDURAS: Uma Igreja para a comunidade de Plan de Flores

Apoie a Paróquia de São Óscar Romero na construção de um novo templo para a sua comunidade.

As Honduras são um dos países mais pobres da América latina. Uma grave crise energética com frequentes cortes de corrente a toda a hora aumenta os problemas do país. As condições climáticas são também extremas: o país sofre com períodos de seca que se alternam com chuvas torrenciais. Este país da América Central serve igualmente de passagem para o tráfico de droga para os EUA e outros países. Isso leva a que grandes áreas do país estejam controladas pelos denominados “Maras”, grupos criminosos ligados ao tráfico de droga o que contribui para uma taxa de homicídios das mais altas no mundo.

A maioria dos 11 milhões de habitantes do país são cristãos, mas têm florescido seitas financiadas pelos EUA. Onde quer que a Igreja Católica não tenha suficientes meios para dar assistência aos fiéis, as seitas propagam-se rapidamente.

A Diocese de Trujillo situa-se no norte do país, na costa das Caraíbas. Com uma área de mais de 25.000 km2, tem um tamanho equivalente a alguns países pequenos e é a maior diocese das Honduras. No entanto, faltam Igrejas, capelas e presbitérios.

A Paróquia de Bonito Oriental, dedicada a São Óscar Romero, enviou-nos um pedido de ajuda: a paróquia estende-se por um vasto território que engloba numerosas aldeias. Está assim subdividida em vários “sectores”. Num dos sectores encontra-se a comunidade paroquial de Plan de Flores que é muito activa. Aí, encontramos uma velha igreja utilizada por um total de nove aldeias para a celebração de Missas, catequese, tempos de oração e muitas outras actividades.

Com o decorrer dos tempos, o número de católicos tem aumentado consideravelmente, o que por um lado é fruto da pastoral intensiva que é praticada na paróquia e por outro se deve ao aumento geral da população. O que na realidade é motivo de alegria tornou-se um desafio, já que a igreja se tem tornado cada vez mais pequena com numerosos fiéis a ter de ficar no exterior durante as celebrações. A igreja, para além disso, encontra-se em mau estado devido à queda de árvores devido às recentes tempestades.

Os fiéis que vivem na pobreza tinham já trabalhado muito durante anos para que os trabalhos pudessem começar Foi graças a grandes sacrifícios que puderam recolher os donativos e começar a construir uma nova igreja em 2018. Infelizmente, a pandemia paralisou todos os esforços e mesmo depois da pandemia a situação mantém-se difícil. Durante esse tempo, 11 comunidades protestantes apareceram em Plan de Flores.

“Temos necessidade urgente de uma evangelização que conduza os Católicos a um encontro pessoal com Cristo”

Os fiéis, que incluem um grande número de adolescentes e crianças, o que é uma alegria, gostam de participar na vida da Igreja e viver activamente a sua fé. Mas isso torna-se difícil sem um lugar de culto onde possam encontrar espaço e juntos adorar a Deus. Prometemos-lhes 35.000€ para que a paróquia possa enfim ter uma igreja onde 600 fiéis possam ter lugar. Vamos ajudar?

PROJECTOS

Apoiar este projecto

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

O seu donativo irá financiar este projecto ou outro semelhante.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

918 125 574

Multibanco

IBAN PT50 0269 0109 0020 0029 1608 8

Papa Francisco

“Convido-vos a todos, juntamente com a Fundação AIS, a fazer, por todo o mundo, uma obra de misericórdia.” 
PAPA FRANCISCO

© 2024 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.