PROJECTOS

COSTA RICA: Renovação da casa de formação da Ordem dos Frades Menores

Os frades do mosteiro de Nossa Senhora de Guadalupe pedem a sua ajuda para a renovação do refeitório do mosteiro

O mosteiro de Nossa Senhora de Guadalupe está situado na cidade de Belém, na Costa Rica, e é simultaneamente casa de formação para os postulantes da Ordem Franciscana Conventual na América Central. Actualmente, há seis frades. Dois já com os votos perpétuos, como formadores, e quatro postulantes. Mas o mosteiro pode receber 16 religiosos. O Pe. Andrès Quesada Soto escreveu-nos: “Esperamos que a pastoral das vocações traga frutos nos próximos anos e que mais jovens se interessem em descobrir a sua vocação à vida religiosa no nosso carisma franciscano.”

O mosteiro é dedicado a Nossa Senhora de Guadalupe. Este facto é visto pelos frades como uma graça especial. “Nós, latino-americanos, temos uma devoção especial a Nossa Senhora de Guadalupe. Ela é de facto a nossa advogada e os Católicos não hesitam em confiar nela em todas as necessidades. É também um sinal claro do grande amor e terna preocupação que Deus tem, acima de tudo, pelos mais necessitados. Como uma verdadeira Mãe, ela acompanha-nos e ilumina o nosso caminho de fé. O seu exemplo leva-nos a ser, como ela, sinal de esperança, de paz e unidade entre as nações.”

“É um sinal da providência de Deus que a casa dos postulantes tenha este nome. A Virgem Maria está a reunir jovens de toda a América Central que queiram seguir Jesus Cristo e dedicar a sua vida a Deus como Frades Menores. Sob o olhar de Nossa Senhora, damos os primeiros passos na vida religiosa. Recorrer a Ela como nosso refúgio é a melhor escola para nos tornarmos verdadeiros discípulos de Jesus. Muitas gerações de frades receberam a sua formação neste mosteiro de Nossa Senhora de Guadalupe e hoje vivem com alegria a sua vocação, em favor do povo de Deus, em todas as áreas da sociedade.”

Mas há um problema. O mosteiro foi construído em 1988. Tem-se degradado com os anos, especialmente por causa das tempestades e terramotos que assolam a região, e precisa de obras de renovação. Algumas partes do edifício já não são seguras.

A nossa situação económica torna muito difícil concretizar qualquer trabalho de reparação que seja necessário. A congregação tem de pagar as despesas dos jovens postulantes e, como resultado, sobra muito pouco dinheiro para a manutenção e reparação do edifício.”

Assim, recorreram à Fundação AIS pedindo ajuda, pelo menos para reparações no refeitório. Prometemos ajudá-los com 4.600€.

Já nos agradeceram adiantadamente: “Muito obrigado pela vossa generosidade. Agora vai ser possível continuar a receber jovens da América Central por muitos anos. Rezaremos sempre por vós e pedimos a Deus, por intercessão de Nossa Senhora de Guadalupe e São Francisco de Assis, que vos acompanhe sempre e vos proteja de todo o mal.”

PROJECTOS

Apoiar este projecto

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

O seu donativo irá financiar este projecto ou outro semelhante.