PROJECTOS

ALBÂNIA: 30º aniversário das actividades pastorais na Paróquia de Korça

O ano de 2023 marca o aniversário da visita do Papa João Paulo II à Albânia há 30 anos. Nessa ocasião recordou muitos padres que sofreram sob o comunismo e foram mortos só pelo facto de administrarem os sacramentos e ainda o número desconhecido de fiéis católicos que foram também presos e assassinados pela sua fé. Naquela altura, o ditador Enver Hodscha tinha banido toda a religião e em 1967 tinha mesmo declarado na Constituição que a Albânia era o primeiro “estado ateu” – o que nenhum outro estado fez, nem a China ou a União Soviética. Foi na verdade um “jugo” que a Albânia sofreu, maior que os outros países, declarou o Papa durante essa visita.

A Paróquia de Korça, no sudeste da Albânia, foi fundada no mesmo ano em que São João Paulo II realizou a sua visita e, assim, está também a celebrar o seu 30º aniversário. A princípio tudo foi difícil. Depois de décadas de governo ateu e perseguições à fé, existia não só uma profunda necessidade espiritual como também uma população amargamente empobrecida e mesmo fome.

Os padres e religiosos tiveram de começar por dar apoio às pessoas em circunstâncias muito difíceis, dando-lhes ajuda material e ao mesmo tempo restabelecendo a vida da Igreja do zero absoluto.

Hoje há muito que agradecer, pois a paróquia está bem viva. O Pe Riccardo Scorsone quer apoiar um leque de actividades, não só para celebrar o aniversário, mas também para realçar a realidade da Igreja Católica entre os habitantes da cidade que não pertencem à paróquia católica. Quer que as pessoas “tenham a oportunidade de ter um contacto com a mensagem do Evangelho”, diz. Está a planear um livro da história da Igreja Católica em Korça, uma exposição e concertos ao vivo. Quer ainda organizar uma peregrinação a Roma para um total de 10 representantes das diferentes comunidades de fé da cidade (2 de cada: Católicos, Protestantes, Muçulmanos, Ortodoxos e Bektaschi). Os participantes terão também oportunidade de se encontrar com o Papa Francisco. A Paróquia de Korça está também envolvida em variadas actividades dirigidas a promover a coexistência fraterna e o conhecimento recíproco entre as diferentes comunidades de fé. Assim, vão acontecer uma série de diferentes actividades culturais e excursões com este objectivo. A viagem a Roma para marcar o seu 30º aniversário será um ponto alto destas actividades.

A Fundação AIS já ajudou a paróquia de Korça na renovação da igreja paroquial e do centro pastoral e num veículo pastoral. E, graças à ajuda dos nossos benfeitores, o Pe Riccardo, que durante muitos anos não tinha lugar para viver na cidade, já tem hoje residência permanente em Korça.

Agora, temos esperança de poder dar apoio a todas estas actividades paroquiais de comemoração do 30º aniversário com uma contribuição de 7.250€.

QUER AJUDAR?

PROJECTOS

Apoiar este projecto

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

Os donativos feitos à Fundação AIS beneficiam de dedução de IRS e IRC nos termos legais.
Poderá deduzir 0,5% à sua declaração de IRS para a Fundação AIS, sem qualquer custo.