PROJECTOS

VENEZUELA: Reconstrução de uma casa paroquial destruída por uma tempestade tropical

A Venezuela é regularmente atingida por tempestades tropicais e outras catástrofes naturais. Os estragos causados pela passagem do furacão Júlia, em Outubro de 2022, foram particularmente graves. Morreram dezenas de pessoas e inúmeras casas ficararam destruídas.

Entre os lugares mais fortemente atingidos pelo furacão, encontra-se a Paróquia de Tarmas, na Diocese de La Guaira, no norte do país. A vila, com cerca de 14.500 habitantes, situa-se nas montanhas a uma altitude de 700 mt acima do nível do mar e a chuva foi tão intensa que o solo não pôde absorver a água, o que provocou deslizamentos de terra devastadores. Na própria vila de Tarmas, 57 famílias perderam as suas casas e numerosas casas foram igualmente destruídas noutras vilas da paróquia.

Felizmente, a bela e antiga igreja da paróquia, com 200 anos, foi poupada porque pôde ser reforçada e protegida a tempo. Mas a casa paroquial ficou gravemente danificada e teve de ser demolida. Por isso, agora o pároco não tem onde viver.

O trabalho pastoral desta imensa paróquia é árduo. Inclui dez vilas com capela e 23 aldeias. São precisas muitas horas para as atravessar por estradas de montanhas não alcatroadas. Apesar de tudo, a paróquia é muito activa e vibrante.

Pediram-nos ajuda para reconstruir a casa paroquial, não só para que o pároco possa ter novamente um tecto, mas também para haver um sítio onde a catequese e outras actividades pastorais se possam realizar. Prometemos-lhes 28.300 €.

VAMOS AJUDAR?

PROJECTOS

Apoiar este projecto

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

Os donativos feitos à Fundação AIS beneficiam de dedução de IRS e IRC nos termos legais.
Poderá deduzir 0,5% à sua declaração de IRS para a Fundação AIS, sem qualquer custo.