VATICANO: Delegação da Fundação AIS encontra-se com Papa Francisco e oferece-lhe “chapéu missionário”

Uma delegação da Fundação AIS encontrou-se com o Papa durante a Conferência Internacional para a Formação Permanente dos Sacerdotes, no final da semana passada, e ofereceu-lhe um “chapéu missionário”, símbolo da presença e do trabalho das irmãs da congregação de Jesus Verbo e Vítima, em Guasimal, uma região pobre de Cuba.

Uma delegação da Fundação AIS, que integrou, entre outros, a presidente executiva internacional, Regina Lynch, e o responsável de projectos para a América Latina, participou na audiência da passada quinta-feira, 8 de Fevereiro, com o Santo Padre, durante a Conferência Internacional para a Formação Permanente dos Sacerdotes. A audiência foi promovida pelo Dicastério para o Clero em conjunto com o Dicastério para a Evangelização e o Dicastério para as Igrejas Orientais. O evento, cujo tema foi “Reaviva o dom de Deus que está em ti” (2Tim 1,6), contou com o apoio da fundação pontifícia. A Presidente executiva internacional da instituição, Regina Lynch, expressou a sua gratidão aos mais de 850 sacerdotes presentes pelo seu ministério missionário em favor dos necessitados. A responsável também compartilhou um vídeo sobre a vocação missionária de sacerdotes e irmãs. No encontro com o Papa, Rafael d’Aqui, líder da equipa da secção de projectos da América Latina, teve a oportunidade de lhe oferecer um “chapéu missionário” que tinha sido dado à AIS pelas Irmãs Missionárias de Jesus Verbo e Vítima, durante uma visita em 2023.

Por isso recomendo-te que reavivas o dom de Deus que se encontra em ti

IRMÃS ENTRE OS MAIS POBRES

Este chapéu, produzido por habitantes locais da comunidade de Paredes, na paróquia de Guasimal, em Cuba, é um símbolo do trabalho missionário apoiado pela Ajuda à Igreja que Sofre em regiões com escassez de sacerdotes. O Santo Padre recebeu o presente com apreço e abençoou o trabalho missionário realizado no mundo. As Missionárias de Jesus Verbo e Vítima têm uma vocação especial pelo trabalho em regiões pobres e remotas, onde há poucos ou nenhum padre. A sua congregação foi fundada em 1961 no Peru e está hoje presente em sete países diferentes da América Latina, como é o caso de Cuba. Como parte do seu ministério, estas irmãs rezam com os fiéis, confortam os doentes e moribundos, levam-lhes a Eucaristia, baptizam as crianças, realizam funerais e a Celebração da Palavra, e dão catequese. Ajudam ainda em assuntos práticos do dia-a-dia e nas preocupações concretas da vida dos fiéis. Desde 2015 que a congregação está também presente em Cuba. Estão em Guasimal, na Diocese de Santa Clara, onde existem mais de 27 mil fiéis católicos para um padre. É uma região extremamente pobre. A maioria das pessoas vive da pesca, da agricultura ou da pastorícia. O trabalho destas irmãs é apoiado directamente pelos benfeitores e amigos da Fundação AIS em Portugal e em todo o mundo.

Paulo Aido | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt