HISTÓRIA DE SUCESSO

UCRÂNIA: uma casa para os Padres Capuchinhos em Lviv

Há algum tempo, os três padres capuchinhos, que tinham estado a trabalhar em Lviv desde 2021 pediram a nossa ajuda para resolver um grave problema: precisavam urgentemente de uma casa para viver, porque viviam em duas assoalhadas com apenas 50 m2. Uma minúscula arrecadação servia-lhes de capela e a cozinha tinha também de servir como sala. Não havia mais espaço para receber convidados ou se encontrarem com os fiéis.

Por isso, todas os encontros de oração, as sessões de aconselhamento e a adoração eucarística tinham, na sua maior parte, de se realizar em casas privadas, em apartamentos ou mesmo em restaurantes. Entretanto, a necessidade do trabalho espiritual ou pastoral aumentou ainda mais durante este tempo de guerra e de crise. Porque, embora Lviv não tenha sido quase nada atingida pelas hostilidades teve, contudo, de arranjar espaço para 300 mil refugiados de outras partes do país que precisavam não só de um telhado sobre a sua cabeça mas também de apoio psicológico, conselhos e consolo.

Graças à vossa generosidade, conseguimos juntar 50.000 € para que os religiosos pudessem comprar uma casa velha e renová-la. “Assim que comprámos a casa, os Irmãos transformaram a garagem em capela e começaram um trabalho pastoral activo. As pessoas já aqui vêm para rezar com os irmãos e ouvir palavras de esperança e de apoio. Há, também, adoração eucarística todas as noites. Fizemos algumas reparações estéticas no edifício e adaptámo-lo às necessidades da comunidade dos Capuchinhos. Hoje, esta casa é um mosteiro onde os irmãos beneficiam de condições dignas para viver e rezar. Mais uma vez, obrigada pela vossa ajuda”, escreve o Irmão Serhii Kippa Custódio dos Capuchinhos na Ucrânia. Transmitimos a todos o seu agradecimento.

PROJECTOS

Apoiar outros projectos

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

Os donativos feitos à Fundação AIS beneficiam de dedução de IRS e IRC nos termos legais.
Poderá deduzir 0,5% à sua declaração de IRS para a Fundação AIS, sem qualquer custo.