PROJECTOS

UCRÂNIA: Ajuda na reparação de uma torre de igreja atingida por um míssil

A paróquia de Sudowa Wyschnja pede ajuda para a recuparção da sua igreja, danificada durante a guerra, que corre o risco de ser encerrada

Sudowa Wyschnja é uma pequena cidade na região de Lviv, no ocidente da Ucrânia. Esta paróquia católica romana e as suas capelas são orientadas por Franciscanos e constituem uma comunidade muito activa. Há cerca de 350 paroquianos, com muitas famílias jovens e vários grupos paroquiais. Os membros da Ordem Terceira de São Francisco, ou Franciscanos leigos, amam muito a sua igreja e ajudam a garantir a celebração da liturgia.

Têm um grupo do “Terço vivo”, que reza diariamente o terço, e um outro grupo envolvido no trabalho social, ajudando os necessitados, especialmente os idosos. Têm catequese frequente para crianças, jovens e adultos, e também muitos acólitos.

Durante a época comunista a igreja foi praticamente toda destruída e teve de ser reconstruída depois da mudança. No entanto, tem havido muitos problemas com a humidade na torre da igreja, e os ataques com mísseis em 2022 e uma base militar na vizinhança com os frequentes abalos devido aos ataques da artilharia deixaram a torre da igreja muito danificada. Apareceram rachas e caem com frequência grandes bocados de estuque, pondo em perigo a vida das pessoas e tornando o edifício cada vez mais instável. Devido ao perigo, as autoridades ameaçam fechar o edifício e os fiéis já só podem entrar na igreja dedicada a Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos pela sacristia.

O Pároco, Pe. Berard Zadoyko, pediu à Fundação AIS ajuda urgente para a recuperação da torre e a remoção e substituição do estuque. Prometemos-lhe 20.000€ para que os fiéis católicos de Sudowa Wyschnja possam voltar a rezar na sua igreja em segurança.

PROJECTOS

Apoiar este projecto

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

O seu donativo irá financiar este projecto ou outro semelhante.