SERRA LEOA: Ensinar a Esperança

Ensinar a esperança

CAMPANHAS

SERRA LEOA: Ensinar a esperança

Existe uma congregação muito especial apoiada pela Fundação AIS, onde três religiosas levam a esperança a um dos países mais pobres do mundo, a Serra Leoa. Uma delas é a Irmã Gianna. Ela sonhava com um marido, uma casa com piscina e muitos filhos, mas Deus trocou-lhe as voltas. A Irmã Gianna é uma jovem polaca e está em Kambia, na Serra Leoa, numa zona de extrema pobreza, onde ainda persiste a memória dos horrores da guerra civil.

Por ali, além da exuberância da natureza, falta quase tudo. A começar pela electricidade. Mas o mais importante talvez seja a falta de esperança num tempo melhor. A Serra Leoa ainda hoje vive os fantasmas da guerra civil que se prolongou por uma década, entre 1991 e 2002. Terão morrido mais de 50 mil pessoas e mais de 500 mil tiveram de fugir das suas casas.

Esta guerra foi particularmente dolorosa, particularmente cruel. As pessoas eram raptadas, mutiladas, violadas, as crianças eram forçadas a combater. Foi de tal forma brutal que o país ficou arrasado. E depois, mais tarde, veio ainda a epidemia do Ébola e a pandemia do Covid-19. É difícil sonhar num país ainda com memórias vivas de tanta tragédia. Mas este é o país onde vive agora a Irmã Gianna.

“Temos planos para este lugar”, diz a Irmã Gianna. E, com a ajuda da Fundação AIS, alguns desses sonhos foram-se tornando realidade. Foi assim com a escolinha para os mais novos. O edifício que existia foi renovado sempre a pensar nas crianças. Na região onde está a Irmã nem casas de banho existem. O telhado foi reparado e também se construíram casas de banho. A pobreza é absoluta. “Agora, podemos ensinar as crianças a utilizá-las e melhorar o seu nível de vida. Vêm aqui todos os dias e aprendem, estudam e brincam, mas também recebem uma refeição quente, o que é raro para elas. São felizes e afortunadas”, diz a religiosa, agradecendo a todos os benfeitores que tornaram possível esta obra.

Actualmente, o infantário é frequentado por cerca de uma centena de crianças. As Irmãs acreditam que elas poderão vir a ser uma semente de fé para a comunidade local. E há sinais de que alguma coisa está já a mudar…

ESTAS RELIGIOSAS LEVAM ESPERANÇA A CERCA DE
100 CRIANÇAS NO SEU JARDIM-DE-INFÂNCIA

Um dos projectos que mais entusiasma a Irmã Gianna é o Centro da Divina Misericórdia. É um espaço aberto a todos, uma igreja sempre de braços abertos, pronta a acolher, pronta a abraçar. “É um local onde podemos ensinar e organizar retiros aos fins-de-semana, porque queremos ajudar as pessoas a crescer espiritualmente na fé. Nós, as Irmãs, queremos lembrar a todos que todos temos valor aos olhos de Deus, porque Jesus deu a Sua vida na Cruz por todos nós”, explica à Fundação AIS.

A presença destas Irmãs tem tido um impacto enorme e muito positivo na vida das pessoas, na vida da comunidade local, especialmente entre os jovens e as crianças. As Irmãs chegaram, estabeleceram laços de proximidade e deixaram que o amor falasse mais alto.

“A maior parte das famílias são dos arredores. Aos Domingos, vestem os seus filhos com as suas melhores roupas, embora pobres, para os levar a rezar connosco. Este tipo de evangelização está a resultar. Não podemos evangelizar muito com palavras, mas acredito que, graças ao nosso exemplo, muitas destas crianças poderão aproximar-se de Cristo no futuro”, diz a Irmã, sempre com um sorriso bondoso.

Irmã Gianna
Irmãs de Jesus Misericordioso

A nossa ajuda continua a ser fundamental para que estas religiosas, que não têm quaisquer recursos, possam cumprir a sua missão junto destas 100 crianças. A Irmã Gianna não tem filhos, mas ali, em Kambia, seguramente que estas crianças olham para ela e sentem a ternura de uma mãe.

E, tal como nos disse, para além de aprenderem, estudarem e brincarem, é das poucas alturas em que recebem uma refeição quente. Daí a nossa ajuda ser tão urgente e necessária.

Tudo isto só é possível também com a vossa oração e ajuda. Milhares de religiosas são verdadeiros anjos da guarda e contam consigo. Vamos ajudar?

CAMPANHAS

Apoiar esta campanha

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

Os donativos feitos à Fundação AIS beneficiam de dedução de IRS e IRC nos termos legais.
Poderá deduzir 0,5% à sua declaração de IRS para a Fundação AIS, sem qualquer custo.

Subscreva a nossa newsletter

Mantenha-se actualizado sobre as notícias, projectos, testemunhos, eventos e campanhas de oração pelos Cristãos perseguidos.

As perspectivas para a liberdade religiosa na Serra Leoa continuam a ser positivas, e é pouco provável que a situação se altere num futuro previsível. Dado que a principal fonte de agitação social provém dos elevados níveis de desigualdade económica, os agentes religiosos desempenham um papel importante na educação e na construção da sociedade civil.

SERRA LEOA