PROJECTOS

REPÚBLICA DA MOLDÁVIA: Ajuda à subsistência de 21 religiosas e um religioso

Ajude a Igreja Católica da Moldávia a continuar o seu trabalho de caridade junto dos mais necessitados

A República da Moldávia tornou-se independente em 1991, depois da queda da União Soviética. Tem uma fronteira comum com a Roménia a Oeste e outra com a Ucrânia a Este, Norte e Sul. A República da Moldávia é um dos países mais pobres da Europa. A sua população é de entre 2,5 e 4 milhões de habitantes, dependendo das fontes. Estas diferenças podem explicar pelo facto de que uma parte importante da população adulta não habita em permanência no seu país de origem, mas vai regularmente para o estrangeiro ganhar a vida. Enquanto isso, as crianças e os idosos ficam sozinhos.

Estima-se que há cerca de 100 mil “euro-órfãos”, quer dizer crianças cujos pais estão vivos mas se encontram noutros países europeus como trabalhadores migrantes. As crianças ficam entregues a si mesmas ou aos avós que têm já necessidade de ajuda. Os casos em que as mães não voltam ou regressam só passados muitos anos são particularmente trágicos, pois é um facto que, na procura de trabalho, caem nas mãos de traficantes de seres humanos e de proxenetas que as forçam à prostituição.

A guerra na Ucrânia agravou ainda mais a situação económica e os preços aumentaram imenso. Para além disso, mais de 120 mil refugiados ucranianos foram acolhidos por este país.

Nestas condições, a Igreja Católica tem também uma necessidade urgente de ajuda do estrangeiro. Os Católicos representam uma ínfima proporção da República da Moldávia. A Diocese de Chişinău, a única diocese católica do país, conta com cerca de 20 mil fiéis. Hoje encontramos 20 paróquias católicas e 27 padres. Vinte e uma religiosas e um religioso, pertencentes a oito congregações, cuidam das necessidades dos pobres, dos abandonados, dos doentes, dos idosos e das crianças. Levam a cabo um precioso serviço de caridade nas paróquias e, ao mesmo tempo, trabalham na catequese e na preparação para os sacramentos; realizam as funções de sacristãs para que a Missa possa ser celebrada com dignidade e as igrejas estejam decoradas e limpas, e consolam e educam as crianças entregues a si próprias.

D. Anton Coşa está muito satisfeito com o seu valioso trabalho. É para eles que nos pede ajuda quando escreve:

Levam as palavras de cura do Senhor a todos os que procuram a Deus e a cada casa. São o coração iluminado das nossas comunidades.

Gostaríamos de apoiar as 21 religiosas e o religioso da República da Moldávia durante um ano com uma ajuda total de 22.000€, pois também para eles o custo de vida não pára de aumentar enquanto realizam o seu trabalho só por Amor a Deus. Podem contar com a vossa ajuda?

PROJECTOS

Apoiar este projecto

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

O seu donativo irá financiar este projecto ou outro semelhante.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

918 125 574

Multibanco

IBAN PT50 0269 0109 0020 0029 1608 8

Papa Francisco

“Convido-vos a todos, juntamente com a Fundação AIS, a fazer, por todo o mundo, uma obra de misericórdia.” 
PAPA FRANCISCO

© 2024 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.