O propedêutico ou pré-seminário, na Diocese de Kasongo, fica na parte oriental da República do Congo onde – ao contrário de outras regiões do país – a maioria da população é muçulmana. A instituição foi fundada em 1936 e rapidamente começou a acolher candidatos vindos de outras dioceses que ali passariam dois anos a preparar-se para entrar no seminário maior e para estudar filosofia e teologia. Tem espaço para acolher 60 jovens.
Mas, actualmente, o seminário enfrenta um grave problema, porque precisa urgentemente de meios de transporte . A falta de transporte provoca não só grandes atrasos que causam o caos no horário educacional, mas também um aumento dos custos. Isso acontece quando é necessário apanhar um táxi para deslocações imprescindíveis como ir a consultas médicas, fazer compras dos bens essenciais e muitas outras actividades necessárias.
Por exemplo, quando a reserva de água da chuva na cisterna do seminário está num nível baixo, é preciso ir buscar água a uma fonte a 5 km de distância. E utilizar os transportes públicos nesta região, onde actuam numerosos grupos armados, é perigoso.
Propomos ajudar o pré-seminário com a compra de duas motos que custam 8.300 €.
VAMOS AJUDAR?
PROJECTOS
Apoiar este projecto
O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!
Os donativos feitos à Fundação AIS beneficiam de dedução de IRS e IRC nos termos legais.
Poderá deduzir 0,5% à sua declaração de IRS para a Fundação AIS, sem qualquer custo.