PROJECTOS

REP. DEM. CONGO: Ajuda na formação de 161 seminaristas na Diocese de Butembo-Beni

161 seminaristas pedem a nossa ajuda na sua formação para poder seguir a sua vocação e devolver a esperança ao seu povo

A Diocese de Butembo-Beni situa-se no nordeste da República Democrática do Congo, na região em crise do Kivu Norte, uma zona rica em recursos que se encontra na fronteira do vizinho Uganda. Desde há anos que os rebeldes da milícia “forças democráticas aliadas” (ou Allied Democratic Forces ADF) vindas do Uganda, espalham o medo e o terror. Muitas pessoas fogem. Os massacres não páram. Os raptos, violações e pilhagens são frequentes.

O Papa Francisco, aquando da sua viagem ao Congo em Fevereiro de 2023, teve um encontro com as vítimas da violência nesta região e ficou muito comovido. No seu discurso, declarou: “Continuamos em choque perante a violência desumana que viram com os vossos olhos e experimentaram na vossa pele . Só podemos chorar sem palavras e ficar em silêncio.”

Apesar das dificuldades, D. Melchisédech Sikuli Paluki conta-nos: “O nosso povo guarda a alegria do Evangelho e espera, contra toda a esperança, a chegada de melhores dias.” O aumento do número de vocações é encorajador. Actualmente, 161 jovens da Diocese de Butembo-Beni estão a preparar-se para o sacerdócio. Estão em diferentes seminários do país, conforme o nível de formação. Depois de ordenados, regressam à sua diocese de origem para servir a Deus e todos os que sofrem. O bispo escreve-nos:

Estas vocações são um sinal de Deus e o aumento de vocações acorda a nossa esperança em Deus, o Emanuel, que habita entre nós e nos salva. Entretanto, nesta parte do país há tanto tempo em sofrimento a Igreja local está ainda longe de poder dar resposta às necessidades materiais. Por isso, pedimos a vossa ajuda!

Gostaríamos de apoiar com 34.000€ a formação destes 161 jovens que querem restituir a esperança ao seu povo através do sacerdócio.

PROJECTOS

Apoiar este projecto

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

O seu donativo irá financiar este projecto ou outro semelhante.