PORTUGAL: “Todas as guerras vão estar no centro da oração do Terço com as crianças”, diz directora da Fundação AIS

um gigantesco apelo à paz pela voz das crianças de todo o mundo.

Vai ser um gigantesco apelo à paz pela voz das crianças de todo o mundo. Dia 18 de Outubro, em Portugal e em inúmeros países, a Fundação AIS vai organizar uma jornada de oração do Terço com crianças e jovens. O centro espiritual desta iniciativa vai ser na Capelinha das Aparições, em Fátima.

A Terceira Guerra Mundial está aí, “em pedaços”, como tanto tem advertido o Papa Francisco. São inúmeros os conflitos militares, as tensões fronteiriças, os atentados terroristas. O mundo vive tempos de enorme instabilidade e insegurança. Depois da guerra na Ucrânia, em pleno coração da Europa, assiste-se agora a um enorme escalar de violência na Terra Santa. Perante tudo isto, ganha de dia para dia importância a jornada de oração do Terço com as crianças pela paz, proposta pela Fundação AIS a nível internacional e que vai decorrer em inúmeros países no próximo dia 18 de Outubro. A Capelinha das Aparições, em Fátima, transforma Portugal naturalmente no centro espiritual desta iniciativa que reúne todos os 23 secretariados da fundação pontifícia e que tem como objectivo juntar 1 milhão de crianças em oração. “No dia 18, as crianças de todo o mundo vão dizer que querem paz, que querem o fim de todas as guerras, que querem viver num mundo onde não haja tanta violência nem sofrimento”, explica a directora da Fundação AIS em Portugal. “Todas as guerras vão estar no centro da oração do Terço com as crianças”, sublinha Catarina Martins de Bettencourt, lembrando que “além do conflito na Ucrânia, e agora na Terra Santa, há imensos países que vivem a angústia do terrorismo, de combates entre grupos armados, de uma violência sem fim”. Por tudo isto, afirma ainda a responsável pelo secretariado português da Fundação AIS, “será impossível ignorar a voz das nossas crianças que vão estar unidas em oração, em todas as línguas, em inúmeros países, a rezar o Terço pela paz no mundo”.

Um grande coro de oração

São já várias as entidades e organizações que se estão a associar à Fundação AIS em Portugal para a realização desta iniciativa de oração. Além do Santuário de Fátima e do Apostolado Mundial de Fátima, a AIS conta já com a parceria da Agência Ecclesia, Canção Nova, da Rádio Maria e da Rede Mundial de Oração do Papa [RMOP]. O Padre António Sant’Ana, director em Portugal da RMOP, gravou mesmo uma pequena mensagem de mobilização de todos para esta iniciativa da Fundação AIS. “Saímos à rua”, diz o Padre Sant’Ana, “para pedir às pessoas para se juntarem a nós, em comunidades paroquiais, nas famílias, com amigos, para que possamos rezar o Terço no dia 18, na hora a que der mais jeito, para nos associarmos a este grande coro de 1 milhão de crianças que no mundo inteiro vão pedir para que possamos criar a paz no nosso mundo”. Tal como o Padre Sant’Ana, também Nuno Prazeres, director do Apostolado Mundial de Fátima, gravou e publicou uma mensagem apelando a que a comunidade cristã se mobilize em torno desta iniciativa de oração pela paz, pois, diz, rezar com as crianças “é algo necessário e com grande poder transformador”.

O mundo mudará…

Inspirada nas palavras do santo Padre Pio, de que “o mundo mudará” quando “um milhão de crianças rezar o Rosário”, esta iniciativa nasceu em 2005, na Venezuela, num “pequeno círculo de crianças que com o terço nas mãos rezou pela paz”. Desde então, todos os anos tem vindo a registar-se um número cada vez maior de crianças, jovens e adultos e a oração do Terço com as crianças é, actualmente, uma das actividades mais significativas e mais conhecidas do trabalho e da missão da AIS em todo o mundo. Em Portugal, a jornada de oração do Terço com as crianças vai ter o seu ponto central na Capelinha das Aparições, às 18:30 horas, e contará com a participação do Cardeal D. António Marto, bispo emérito de Leiria-Fátima, que presidirá, pela quarta vez, a esta iniciativa da Fundação AIS. A oração do Terço terá transmissão em directo para todo o país através da Rádio Maria, e também pela televisão com a TV Canção Nova. Haverá ainda uma emissão global pelas redes sociais em www.fundacao-ais.pt.  Para apoio a todos os que pretendem organizar localmente um momento de oração com as crianças, e à semelhança do que tem ocorrido em anos anteriores, no site da Fundação AIS está disponível o acesso a materiais de apoio para paróquias, escolas, grupos de crianças e famílias. O objectivo é simples: ter um milhão de crianças a rezar o Terço, porque isso pode mudar o mundo… No ano passado foram contabilizadas 871.523 crianças que participaram neste evento em 80 países em todos os continentes. Este ano, está nas nossas mãos fazer aumentar ainda mais esse número…

Paulo Aido | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt