PORTUGAL: Oração do terço com as crianças “foi um sucesso”, diz directora da AIS, referindo a “importância” deste evento

NOTÍCIAS

Quinta-feira · 21 Outubro, 2021

A jornada de oração do Terço pela paz, organizada pela Fundação AIS a nível mundial na segunda-feira, dia 18, “foi um enorme sucesso”, diz Catarina Martins de Bettencourt, a directora do secretariado português da instituição.

Foram centenas de milhares de crianças unidas em oração pela paz em todo o mundo. Na página internacional da Fundação AIS na Internet registaram-se quase 300 mil crianças, o que dá uma ideia da dimensão que esta iniciativa obteve a nível global. “No entanto, o número total de participantes será certamente bastante maior, pois muitos grupos, escolas e famílias participaram no evento mas não se registaram”, explica o Padre Martin Barta, assistente eclesiástico internacional da fundação pontifícia.

E em muitos países, como em Portugal, a oração do Terço foi transmitida em directo pelos Meios de Comunicação Social afectos à Igreja, o que juntou, evidentemente, mais alguns milhares participantes. No nosso país, por exemplo, a emissão do Terço foi assegurada pela Rádio Renascença, Rádio e Televisão Canção Nova, Rádio Maria e Agência Ecclesia, além da transmissão através da Internet, nomeadamente pelo Santuário de Fátima e a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre.

Para Catarina Martins de Bettencourt, que esteve na Capelinha das Aparições, onde o Terço foi rezado com crianças na presença do Cardeal António Marto e foi transmitido em directo pela rádio e televisão, a iniciativa da Fundação AIS está a ganhar “uma crescente importância, com a participação de um número também crescente de escolas, paróquias e movimentos”.

Para a directora da AIS em Portugal, “independentemente do número de crianças e de famílias, sabemos que esta corrente de oração está a ganhar uma adesão crescente e isso percebe-se até nas cartas que nos enviaram e nos pedidos de ajuda para a organização deste evento em muitas escolas e grupos de catequese no nosso país”. Na página da AIS na Internet registaram-se mais de 7.600 crianças.

Tal como Portugal, a oração do Terço aconteceu em dezenas de países com uma adesão assinalável. O Padre Martin Barta diz-se impressionado e comovido. “Todos os anos somos recordados da importância e do poder da oração. Alguns dos comentários mais positivos que recebemos vieram precisamente de regiões onde a paz é mais desesperadamente necessária. Saber que há crianças do Afeganistão, Iraque, Síria, Bielorrússia ou Myanmar a rezar com aqueles que se reuniram em Fátima, em Portugal, ou no Canadá, ou ainda nos Estados Unidos, é especialmente comovente e dá-nos esperança de que o amor que vem da fé possa triunfar sobre a violência”, disse o assistente eclesiástico internacional da AIS.

Também o Papa Francisco manifestou o seu apreço pela organização desta grande jornada de oração do Terço com as crianças. Tal como já tinha acontecido em 2020, o Santo Padre referiu-se à iniciativa da Fundação AIS encorajando a participação de todos. Foi no domingo, dia 17, logo após a oração do Angelus. No dia seguinte, seria nas redes sociais que o Papa voltaria a falar no evento. “Hoje, milhares de crianças em todo o mundo participam na campanha organizada pela AIS, rezando o Rosário pela unidade e pela paz. Vamos rezar com eles a Nossa Senhora com a mesma confiança que estes pequeninos têm na nossa Mãe Celeste”, escreveu Francisco.

A campanha de oração do Terço com as crianças é uma iniciativa da Fundação AIS que se tem realizado todos os anos desde 2005.