PORTUGAL: Mais de 1 milhão de crianças rezaram o Terço como “grito unânime” pela paz no mundo

A jornada de oração do Terço com as crianças, promovida a nível internacional no dia 18 de Outubro pela Fundação AIS, foi um enorme sucesso. Os primeiros números oficiais dizem que pelo menos 1.188.013 crianças estiveram a rezar pela paz em mais de 150 países, o que é um recorde absoluto. Mas o número será, seguramente, superior. Foi “um grito unânime” pela paz no mundo, diz Catarina Bettencourt, a directora da Fundação AIS em Portugal.

É sempre muito difícil saber-se o número aproximado das crianças que participam, em cada ano, na jornada de oração “Um Milhão de Crianças Rezam o Terço”, que a Fundação AIS promove a nível internacional. Este ano, na página do site, onde se fazem as inscrições oficiais, foram já contabilizadas 1.188.013 crianças, aproximadamente mais 175 mil do que no ano passado.

Mas este número é sempre escasso face à realidade, pois muitas crianças simplesmente não se inscrevem e em muitos regiões de alguns países o acesso à Internet é inexistente ou muito difícil e isso dificulta ou impossibilita mesmo o registo ‘online’.

De todos os países, verificou-se uma maior adesão – números oficiais no ‘site’ da AIS – na Nigéria [200.209], Filipinas [162.684], Polónia [151.365] e Brasil [75.579]. Houve relatos de crianças que estiveram a rezar até em lugares marcados pela guerra e pela violência, como em Kharkiv, na Ucrânia, em Gaza, Myanmar, Moçambique, Sudão ou, por exemplo, na República Democrática do Congo. Além disso, em países onde os cristãos são minoria religiosa, como é o caso da Índia ou Bangladesh, foram organizadas procissões em que dezenas de crianças acompanharam imagens da Virgem Maria, como atestam fotografias e vídeos enviados para a Fundação AIS. Nas Filipinas, a imagem da Virgem na Catedral de Malolos foi adornada mesmo com milhares de flores.

Foi assim um pouco em todos os 150 países onde se rezou pela paz com as crianças e até em lugares remotos como a Micronésia, a Polinésia Francesa ou a Antárctida.

“A PAZ É UM DESEJO UNIVERSAL”

Na Diocese de Kenema, na Serra Leoa, houve também uma bela procissão que juntou mais de 700 crianças. A Irmã Francesca Anyanwu disse que todas essas crianças “são um poderoso lembrete de que a paz é um desejo universal”. ”. “A sinceridade inocente e a pureza das suas intenções transmitem uma mensagem que ressoa em pessoas de todas as idades, a de que há esperança num mundo harmonioso e pacífico”, acrescentou a religiosa.

A jornada de oração teve mesmo um grande impacto em diversas regiões do globo. Em todos os países da América Latina, por exemplo, rezou-se o Terço com as crianças, e na Argentina foram mesmo distribuídos, pela primeira vez, cerca de 10 mil folhetos com os Mistérios do Rosário em Braille, para os invisuais.

De todos os locais onde as crianças se juntaram em oração, o mais emblemático foi, sem dúvida, a Capelinha das Aparições, em Fátima. Uma celebração que contou com largas dezenas de crianças e que foi presidida pelo Cardeal António Marto. O Bispo emérito de Leiria-Fátima diria mesmo, no final, que se esteve ali, onde Nossa Senhora apareceu aos Pastorinhos, a “lutar pela paz”.

Estivemos aqui a lutar pela paz. Não lutamos com as armas que matam lutamos com as armas do espírito, as armas espirituais da nossa oração para que a misericórdia de Deus desça sempre sobre este mundo tão ferido e tão cheio de feridas

“Tivemos presente os que sofrem os horrores da guerra, de uma guerra que se tem tornado cada vez mais feroz, são pais, mães, que veem morrer os seus filhos, são filhos e filhas que ficam sem pais e mães, são inocentes que não têm culpa nenhuma do que se passa, e nós interpretámos o clamor dessas vítimas e levámo-lo em oração ao Céu, pedindo a Deus por intermédio da Nossa Mãe misericórdia, que nos abençoe, que abençoe este mundo com uma paz justa, duradoira, global e que faça de todos nós construtores de paz”, acrescentou o Cardeal Marto depois de ter “congratulado” a Fundação AIS por esta iniciativa.

Em Portugal, no ‘site’ da AIS estão registadas 29.872 crianças, mas, tal como acontece a nível internacional, também aqui isto não reflecte o número real de participações. Para a directora do secretariado português da Fundação AIS, esta jornada de oração foi, de novo, “um grande sucesso”. “Estamos todos de parabéns com mais esta jornada de Oração do Terço com as crianças, promovida pela Fundação AIS em todo o mundo e que voltou a ter um grande impacto aqui em Portugal com a participação de dezenas de grupos, paróquias, movimentos e até de comunidades religiosas”, afirma Catarina Bettencourt.

A Capelinha das Aparições, em Fátima, voltou a ser o centro espiritual desta grande iniciativa global da AIS em que, pelo segundo ano consecutivo, mais de 1 milhão de crianças rezaram o Terço pela paz no mundo. Foi um grito unânime pelo fim das guerras, da violência, do terrorismo, e também pelo fim do sofrimento das comunidades cristãs vítimas em tantos países de perseguição religiosa.

E concluiu lembrando as palavras do Cardeal António Marto, em Fátima, de que “Deus é capaz de fazer com os mais pequenos coisas grandes e maravilhosas”.

Paulo Aido, com Lucia Ballester e Maria Lozano | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt