PORTUGAL: Fundação AIS lança Capela Virtual para os jovens rezarem pelos cristãos perseguidos

Uma capela virtual, à distância de um simples ‘clique’ no site da Fundação AIS é quanto basta para que todos os que participam na Jornada Mundial da Juventude possam rezar pelos cristãos perseguidos no mundo.

Rezar pelos cristãos perseguidos é, agora, mais fácil. A Fundação AIS criou, na sua página na Internet, uma Capela Virtual para que qualquer pessoa possa rezar, e em qualquer momento, pela Igreja que sofre, assumindo assim também o seu compromisso de solidariedade para com todos os que são vítimas de intolerância religiosa no mundo. No site da Fundação AIS, em fundacao-ais.pt, está disponível esta Capela Virtual em que todos são convidados a acender uma vela, em que todos são convidados a abraçar a realidade da Igreja perseguida no mundo.

Esta Capela Virtual é também um desafio aos milhares de jovens que participam na Jornada Mundial da Juventude, para manifestarem através da oração a sua proximidade para com todos os Heróis da Fé, ou seja, os cristãos que não vacilam na sua identidade mesmo nos países onde a perseguição religiosa, por vezes brutal, faz parte do quotidiano. A Capela Virtual procura ser assim um desafio aos jovens de todo o mundo. Em qualquer lugar, em qualquer momento podem estar unidos aos que mais sofrem, rezando por eles e ajudando-os na sobrevivência do dia-a-dia.

Desafio do Papa Francisco

Todos são convidados a rezar e a acender uma vela pelos Cristãos perseguidos, sendo que a Fundação AIS assume o compromisso de, no próximo dia 15 de Agosto, dia da Assunção de Nossa Senhora, se acender uma vela “real” no Santuário de Fátima que simbolizará todas as intenções deixadas na Capela Virtual da AIS.

Esta iniciativa da Fundação AIS procura ser também uma resposta aos muitos apelos do Papa Francisco para que os cristãos perseguidos sejam lembrados permanentemente nas orações de todos. “Faço-vos uma pergunta, quantos de vós rezam pelos cristãos que são perseguidos? Animem-se a fazê-lo comigo para que experimentem o apoio de todas as Igrejas e comunidades, por meio da oração e da ajuda material”, disse Francisco num dos já famosos “Vídeos do Papa”.

Nessa mensagem, em Março de 2017, o Papa lembra a situação difícil em que se encontram as comunidades religiosas perseguidas “por motivo da sua fé”, e que são obrigadas por isso “a abandonar as suas casas, os seus locais de culto, as suas terras, os seus afectos”. “São perseguidos e executados por serem cristãos, sem que os perseguidores façam distinção entre as confissões a que pertencem”, disse o Papa. Agora, através da Capela Virtual e em acendaumavela.pt, todos os que participam na JMJ e todos os benfeitores e amigos da Fundação AIS podem rezar pelos cristãos perseguidos em qualquer lugar e em qualquer momento. Basta um ‘clique’.

Acenda uma vela

Relatório da Liberdade Religiosa

No período em análise não se registaram casos significativos de discriminação por motivos religiosos nem abusos da liberdade religiosa que pudessem ser imputáveis ao Estado ou a outras entidades governamentais. Além disso, certos fenómenos nas sociedades ocidentais chegaram a Portugal, nomeadamente a progressiva marginalização da religião na vida pública e a legalização de certas práticas, como a eutanásia, que são contrárias aos princípios de várias religiões.

PORTUGAL

Multibanco

IBAN PT50 0269 0109 0020 0029 1608 8

Papa Francisco

“Convido-vos a todos, juntamente com a Fundação AIS, a fazer, por todo o mundo, uma obra de misericórdia.”
PAPA FRANCISCO

© 2022 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.