PROJECTOS

PAQUISTÃO: Um automóvel para as Irmãs da Sagrada Família em Gojra

Foi há quase 50 anos que as Irmãs da Sagrada Família de Bordéus chegaram ao Paquistão. Hoje, esta congregação, fundada em França no séc. XIX, tem 32 religiosas que trabalham em quase todas as dioceses do Paquistão. Ajudam os padres nas paróquias, apoiam os necessitados, as crianças de rua e os órfãos, e trabalham no campo da educação e do apoio pastoral, e também estão envolvidas nos cuidados de saúde.

As Irmãs da Sagrada Família trabalham também activamente na Paróquia do Sagrado Coração, na cidade de Gojra, Diocese de Faisalabad. Têm a cargo sete aldeias onde visitam os doentes e as famílias, cuidam dos necessitados e providenciam cuidados médicos gratuitos. Trabalham na pastoral juvenil, dão catequese às crianças e preparam-nas para a primeira comunhão. Para além disto tudo, acolhem raparigas que não têm família e são obrigadas a trabalhar como domésticas, e dão-lhes a oportunidade de continuar os seus estudos.

Também ensinam as crianças que desistiram da escola, e ocupam-se dos deficientes e dos trabalhadores rurais que trabalham como assalariados nos campos dos grandes latifundiários.

O trabalho é difícil, porque as irmãs não têm automóvel. Ora, no Paquistão, andar de transportes públicos pode ser muito perigoso para as mulheres e acontece, por vezes, que ao fim da tarde não há transportes públicos das aldeias para o convento. De vez em quando, os fiéis ajudam-nas emprestando-lhes as suas bicicletas, mas não é de todo uma solução satisfatória, dadas as longas distâncias e as estradas em mau estado – cheias de buracos e cobertas de areia – que se tornam lamacentas quando chove. Às vezes, as condições meteorológicas são tão más que as irmãs não se podem deslocar às aldeias.

Esperamos conseguir dar a estas irmãs a quantia de 13.150 € para que possam comprar um automóvel e, assim, apoiar com mais segurança e mais eficazmente as pessoas que contam com elas.

VAMOS AJUDAR?

PROJECTOS

Apoiar este projecto

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

O seu donativo irá financiar este projecto ou outro semelhante.