Indonésia

PROJECTOS

INDONÉSIA: Um veículo todo-o-terreno para uma paróquia imensa

Indonésia

A nação insular da Indonésia é formada por mais de 17 mil ilhas, afastadas umas das outras, das quais um pouco mais de 6.000 são habitadas. Geograficamente falando, a maior parte pertence à Ásia, mas algumas fazem parte da Oceânia.

Com mais de 272 milhões de habitantes, a Indonésia é o país muçulmano mais populoso do mundo. Contudo, a composição religiosa do país inclui várias outras crenças.

A ilha das Flores, por exemplo, é sobretudo católica, ao passo que os cerca de 50 mil habitantes da ilha de Sumba são maioritariamente protestantes. O motivo recua a 1913, durante o período do domínio colonial holandês, em que o Governo queria evitar as rivalidades entre grupos religiosos e, por isso, confiou a ilha das Flores aos missionários católicos e a ilha de Sumba aos missionários protestantes. No entanto, uma parte considerável da população local ainda segue a religião tradicional Marapu que é caracterizada por um forte culto dos antepassados.

Hoje, há ainda muitos católicos na ilha de Sumba. Em 1957, chegaram lá os Padres Redentoristas alemães e em 1994 fundaram a Paróquia de Santo André Ngallu, na região leste da ilha. Nessa época, havia cerca de mil fiéis católicos, mas hoje já há mais de 3.700 e o seu número aumenta cerca de 100 a 150 fiéis por ano.

A paróquia abrange uma vasta área e engloba 21 capelas que se situam até 57 km da sua sede. Tendo em conta as más condições da estrada, que pioram na estação das chuvas, a viagem pode demorar até duas ou três horas. Na verdade, só se pode chegar a algumas das aldeias durante a estação da seca, quando os níveis do rio estão suficientemente baixos ou o rio está seco e os carros podem atravessá-lo em segurança.

O Pe. Yakobus Umbu Warata, Superior Provincial dos Redentoristas, pediu a nossa ajuda para estes padres que precisam, urgentemente, de um bom veículo todo-o-terreno para o seu ministério.

Propomo-nos ajudá-lo com a contribuição de 20.000€.

PROJECTOS

Apoiar este projecto

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

Os donativos feitos à Fundação AIS beneficiam de dedução de IRS e IRC nos termos legais.
Poderá deduzir 0,5% à sua declaração de IRS para a Fundação AIS, sem qualquer custo.

Subscreva a nossa newsletter

Mantenha-se actualizado sobre as notícias, projectos, testemunhos, eventos e campanhas de oração pelos Cristãos perseguidos.