PROJECTOS

INDONÉSIA: Estipêndios de Missa para sacerdotes carmelitas no país

Com uma população de 272 milhões de habitantes, a Indonésia é a nação muçulmana mais populosa do mundo. Durante muitos anos, os membros das duas religiões viveram em grande parte pacificamente, lado a lado; no entanto, nos últimos anos tem havido uma tendência crescente para o extremismo islamista, acompanhada de cada vez mais ataques aos Cristãos. Depois, veio a pandemia, que fez muitas vítimas entre os sacerdotes e religiosos no país. E, claro, o país continua a sofrer uma sucessão de catástrofes naturais.

No entanto, apesar de todos estes desafios, há motivos de alegria para a Igreja nesta nação insular do Sudeste Asiático. Entre outros para os Padres Carmelitas descalços, que este ano celebram o 40º aniversário da sua missão neste país e, ao mesmo tempo, experimentam uma verdadeira explosão vocacional. De facto, os Carmelitas começaram a sua missão aqui no séc. XVII, mas os dois primeiros sacerdotes no país foram martirizados em 1638. Foi apenas 344 anos mais tarde, em 1982, que mais uma vez dois padres carmelitas chegaram ao país, ambos de Kerala, no sul da Índia. Apenas sete anos após a sua chegada, puderam abrir a sua primeira casa de formação e admitir 26 rapazes e jovens.

INDONÉSIA: Estipêndios de Missa para sacerdotes carmelitas no país

O Pe. Markus Ture, o Superior, está profundamente grato e regozija-se: “O Espírito Santo está constantemente a trabalhar, inspirando pessoas novas e chamando-as para a sua vinha. Pela graça de Deus temos actualmente 55 padres nativos e três missionários da Índia e dos Estados Unidos. Estou também encantado por poder dizer-vos que temos actualmente 89 irmãos nas várias fases de formação. Temos agora cinco casas de formação e cinco comunidades pastorais a trabalhar nas diversas paróquias, e alguns dos padres estão também a trabalhar como missionários no Japão, enquanto outros estão a estudar no estrangeiro para se especializarem. Estamos convencidos de que este crescimento notável se deve também aos generosos e bondosos benfeitores da Fundação AIS, que sempre se interessaram por nós e nos apoiaram. A vossa generosidade e amor são um sinal do amor de Deus pela formação destes jovens padres como verdadeiros carmelitas que poderão testemunhar e proclamar a Boa Nova ao povo da Indonésia.”

Neste seu ano jubilar, propomos mais uma vez apoiar 44 destes padres carmelitas com estipêndios de Missa, num valor total de 22.180 €, para poderem continuar o seu frutuoso apostolado aqui neste país.

PROJECTOS

Apoiar este projecto

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

Os donativos feitos à Fundação AIS beneficiam de dedução de IRS e IRC nos termos legais.
Poderá deduzir 0,5% à sua declaração de IRS para a Fundação AIS, sem qualquer custo.

Actualmente, a Indonésia encontra-se numa encruzilhada. Apesar dos esforços encorajadores de alguns grupos da sociedade civil, líderes religiosos e funcionários públicos para contrariar o aumento da intolerância, as pressões sociais que discriminam os grupos religiosos minoritários, os sinais de extremismo e a incapacidade de reforçar a lei a favor da liberdade religiosa podem levar a uma maior erosão da longa tradição de pluralismo e harmonia religiosa da Indonésia.

INDONÉSIA