PORTUGAL: Fundação AIS renova consagração a Nossa Senhora de Fátima perante dezenas de benfeitores

A renovação da Consagração da Fundação AIS a Nossa Senhora de Fátima contou ontem com a participação de mais de uma centena de amigos e benfeitores da instituição, lembrando o gesto realizado no “altar do mundo” em Setembro de 1967 pelo Padre Werenfried van Straaten.

Foi um momento muito especial pois representou também o reencontro da família AIS após uma ausência forçada de dois anos por causa da pandemia do coronavírus. Durante o dia de ontem, e além da celebração da Missa, em que se repetiram as palavras de consagração da Obra e da Missão da Ajuda à Igreja que Sofre, houve ainda um almoço, partilha de testemunhos de benfeitores e um tempo de convívio.

Catarina Martins de Bettencourt, directora do Secretariado português da Fundação AIS, aproveitou a ocasião para agradecer “o carinho dos benfeitores”, que são a alma da instituição e que, “com generosidade”, têm permitido apoiar ao longo dos anos “a missão de ajuda à Igreja que sofre, em especial no que diz respeito aos Cristãos perseguidos”. “A todos, muito obrigado!”, disse, numa breve intervenção, no final do encontro.

De facto, a Fundação AIS está envolvida em alguns projectos de solidariedade que fazem toda a diferença para as comunidades cristãs locais. Actualmente, e a título de exemplo, o secretariado português da Ajuda à Igreja que Sofre tem em curso campanhas que visam apoiar o dia-a-dia das famílias cristãs em países tão distintos como o Líbano, Síria, Ucrânia ou Moçambique. Uma destas campanhas, em que se procura dar a 22 mil crianças libanesas um cabaz escolar agora no arranque do ano lectivo, é assegurada exclusivamente pela Fundação AIS em Portugal.

Fundação AIS está presente em Portugal desde 1995, tendo actualmente a sua sede em Lisboa, uma casa em Fátima e outra em Évora. A missão assenta em três pilares: informar, orar e partilhar. Este ano assinala-se também o 75º aniversário da AIS Internacional, que arrancou as suas actividades no Natal de 1947. São 75 anos de uma aventura de amor junto dos sacerdotes e religiosas que, tantas vezes de mãos vazias, continuam a levar a presença de Deus aos locais mais improváveis, junto das comunidades mais desprezadas, mais pobres.

No período em análise não se registaram casos significativos de discriminação por motivos religiosos nem abusos da liberdade religiosa que pudessem ser imputáveis ao Estado ou a outras entidades governamentais. Além disso, certos fenómenos nas sociedades ocidentais chegaram a Portugal, nomeadamente a progressiva marginalização da religião na vida pública e a legalização de certas práticas, como a eutanásia, que são contrárias aos princípios de várias religiões.

PORTUGAL