ÍNDIA: Padres carmelitas pedem ajuda para a formação de novos sacerdotes para a região de Kerala

Desde 1981 que os Carmelitas Descalços estão presentes na província regional do Sul de Kerala, na Índia. Na altura eram apenas 10 frades que passaram a viver num mosteiro. Hoje, passadas quatro décadas, a presença carmelita é muito mais substancial nesta região, com 106 sacerdotes e oito frades. E as vocações continuam a surgir entre os jovens, acompanhando também o crescimento dinâmico que esta comunidade religiosa tem vindo a realizar. Hoje, os sete estados do nordeste da Índia fazem parte da província carmelita, permitindo um trabalho especial junto dos cristãos que vivem nesta região.

Toda esta dinâmica está a produzir frutos e os carmelitas esperam ter cerca de 50 novos sacerdotes ordenados nos próximos dez anos. Isso significará um aumento considerável da capacidade de trabalho missionário. Esta confiança está alicerçada nos resultados já obtidos pela comunidade carmelita. Só no último ano houve cinco ordenações sacerdotais, quatro das quais nas regiões do nordeste.

Para a concretização deste ambicioso sonho, o superior provincial dos Carmelitas escreveu uma carta à Fundação AIS Internacional pedindo ajuda para a formação dos jovens na sua vocação sacerdotal. “Cada centavo que recebermos para este fim dará frutos ricos num futuro próximo e contribuirá para a construção da Igreja local e das missões sob os nossos cuidados”, escreveu este responsável.

Na carta, o padre Varghese Maliakkal refere a importância desta ajuda e a certeza de que os futuros sacerdotes não se esquecerão, nas suas orações, do apoio recebido pelos benfeitores da Ajuda à Igreja que Sofre em todo o mundo. “Se puderem ajudar-nos, realizarão um feito nobre de caridade Cristã no apoio à formação destes futuros missionários, que se comprometerão zelosamente pela propagação do Reino de Deus e rezarão incansavelmente pelo bem-estar dos vossos benfeitores.”

PA| Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

A Fundação AIS prometeu apoiar a comunidade carmelita com cerca de 18 mil euros para que os jovens possam cumprir com a sua vocação através do sacerdócio. Vamos ajudar?

Embora a Índia possa ser geralmente vista como uma democracia multi-religiosa com uma história rica de diversidade religiosa e pluralismo, incidentes religioso-nacionalistas crescentes colocaram-na numa lista de observação global por violar as liberdades religiosas básicas de uma grande parte dos seus cidadãos. O nível crescente de restrições aos Cristãos e outras minorias religiosas não hindus, é profundamente desconcertante.

ÍNDIA