PROJECTOS

CUBA: Apoio para quatro corajosas irmãs missionárias

As Missionárias de Jesus Verbo e Vítima são umas religiosas com a vocação especial de trabalhar em regiões pobres e remotas, onde há poucos ou nenhum padre. A sua congregação foi fundada em 1961 no Peru e está hoje presente em sete países diferentes da América Latina. Como parte do seu ministério, as irmãs rezam com os fiéis, confortam os doentes e moribundos nas suas últimas horas, levam-lhes a Eucaristia, baptizam as crianças, realizam funerais e a Celebração da Palavra, e dão catequese. Ajudam ainda em assuntos práticos do dia-a-dia e nas preocupações concretas da vida dos fiéis. Todo este serviço dedicado e maravilhoso é alimentado pela sua profunda vida de oração.

Desde 2015 que a congregação está também presente em Cuba. Estão em Guasimal, na Diocese de Santa Clara, onde existem mais de 27.000 fiéis católicos para um padre. Deste centro, as quatro irmãs conseguem acompanhar cerca de 9.000 fiéis em oito paróquias.

É uma região extremamente pobre. A maioria das pessoas vive da pesca, da agricultura ou da pastorícia.

No entanto “apesar do que têm de passar, são pessoas muito amigáveis, alegres e cheias de esperança”, diz-nos a Irmã Verónica. “Têm um desejo profundo de experimentar o Amor misericordioso de Deus e de aprender a conhecer Deus que sempre os acompanhou e acompanha de perto. A nossa esperança reside nas crianças e, apesar de muitas vezes termos de remar contra a maré, fixamos o olhar no Senhor Crucificado e pedimos-Lhe a graça e a força para continuar este maravilhoso trabalho.”

As irmãs não têm qualquer fonte externa de rendimento e estão totalmente dependentes da nossa ajuda. Gostaríamos de as ajudar com um total de 4.000 € no próximo ano.

VAMOS AJUDAR?

PROJECTOS

Apoiar este projecto

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

Os donativos feitos à Fundação AIS beneficiam de dedução de IRS e IRC nos termos legais.
Poderá deduzir 0,5% à sua declaração de IRS para a Fundação AIS, sem qualquer custo.