CUBA: Ajuda para reparar e manter os veículos utilizados para o trabalho pastoral da Diocese de Camagüey

PROJECTOS

A ilha caribenha de Cuba é muitas vezes vista como um paraíso de férias para turistas estrangeiros. No entanto, a persistente crise económica no país, que se intensificou ainda mais desde Janeiro de 2021, está a afectar severamente o quotidiano do povo Cubano comum.

A Igreja também sofre com a difícil situação económica, mas continua a levar esperança e consolação ao povo. Recebemos um apelo de ajuda da Arquidiocese de Camagüey, situada aproximadamente no centro do país. Tem uma população total de 763.389 pessoas, das quais cerca de 63% foram baptizadas católicas. A arquidiocese abrange uma área de pouco mais de 15.414 km² de modo que os 28 padres, 37 religiosas e 16 diáconos permanentes que lá trabalham têm de percorrer distâncias consideráveis para poderem dar assistência aos fiéis católicos.

No entanto, os veículos disponíveis na diocese são todos bastante antigos, os mais antigos datados de 1975 e os restantes quase todos da década de 80. O custo da importação de veículos novos é proibitivamente elevado, pelo que a única solução é manter e reparar constantemente estes veículos antigos. Mas os custos de reparação e as peças sobressalentes necessárias também são muito dispendiosos, embora ao mesmo tempo essenciais, uma vez que sem isso os padres e religiosos não poderiam viajar para as comunidades muitas vezes remotas e isoladas onde os fiéis os esperam.

A arquidiocese tem a sua própria oficina de manutenção, para ajudar a minimizar as despesas, mas mesmo assim não consegue arranjar o dinheiro suficiente para todas as reparações necessárias.

Assim, prometemos ajudar a diocese nos próximos três anos com uma contribuição anual de cerca de 40.000 € para os custos de manutenção, reparação e as peças sobressalentes essenciais para estes veículos. Desta forma, os fiéis católicos não ficarão desamparados, à espera dos sacramentos, da Boa Nova do Evangelho e da ajuda prática e do apoio dos sacerdotes e religiosos da diocese.

PROJECTOS

Apoiar este projecto

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

Os donativos feitos à Fundação AIS beneficiam de dedução de IRS e IRC nos termos legais.
Poderá deduzir 0,5% à sua declaração de IRS para a Fundação AIS, sem qualquer custo.

Adicione aqui o texto do seu título