PROJECTOS

COLÔMBIA: Três tuk-tuks a motor para o trabalho pastoral na região de Mitú

Apoie a compra de tuk-tuks para a Igreja em Mitú poder continuar a sua missão de Evangelização e promoção de vocações locais em zonas de acesso difícil

A Vigararia apostólica de Mitú situa-se no leste da Colômbia, na região da Amazónia, e abrange 54.000 km2. Cerca de um terço dos 45 mil habitantes da região vivem na cidade de Mitú. A restante da população vive dispersa nesta região coberta de selva. A população pertence principalmente a 26 diferentes etnias autóctones, cada uma com a sua própria língua e costumes.

O trabalho pastoral é difícil porque as distâncias são grandes e a Igreja tem poucos meios para anunciar o Evangelho. As infra-estruturas são deficientes e as estradas encontram-se num estado deplorável. Há cerca de 57 km de estrada utilizável para chegar às paróquias mais próximas da cidade. Além disso, só há praticamente pequenos caminhos onde apenas se pode circular a pé, demorando vários dias para chegar às aldeias autóctones na selva.

No entanto, é importante que a Igreja esteja perto da população porque há muitos problemas. Mesmo os suicídios não são raros e as pessoas precisam de um acompanhamento intensivo. A Igreja local está também muito empenhada em promover vocações locais para o sacerdócio e o diaconato permanente, bem como a formação para catequistas. De facto, na região da Amazónia, as palavras de Jesus que encontramos no Evangelho são particularmente pertinentes : “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos”. (Lc 10,2). Para isso é preciso que os fiéis possam receber a visita dos padres e dos catequistas.

D. Medardo de Jesús Henao del Rio, vigário apostólico de Mitú, disse-nos que seria muito útil para a pastoral das paróquias que não estão demasiado afastadas da cidade, que a Igreja tivesse uns tuk-tuks capazes de transportar várias pessoas. Três tuk-tuks facilitariam muito a pastoral na região. São adaptáveis às condições das estradas e representariam um meio de transporte seguro e eficaz. Prometemos 12.800€ para a aquisição de três veículos deste tipo.

PROJECTOS

Apoiar este projecto

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

O seu donativo irá financiar este projecto ou outro semelhante.