CAMARÕES: Diocese de Maroua-Mokolo tem finalmente uma catedral numa cidade com mais de 600 mesquitas

É consagrada amanhã, sábado, dia 8, a Catedral da Assumpção da Virgem, na Diocese de Maroua-Mokolo, no norte dos Camarões. Para a comunidade cristã local é tempo de festa depois de anos em que as celebrações ocorriam por vezes debaixo da copa das árvores e numa cidade com centenas de mesquitas.

Amanhã, sábado, dia 8 de Julho, é dia de festa em Maroua-Mokolo. A Diocese vai finalmente ter uma catedral. A consagração do templo, que teve o apoio da Fundação AIS para a construção, é a etapa final de um projecto que começou há nove anos e que se tornava de dia para dia mais urgente dada a exiguidade do espaço que servia para o culto. O Bispo, D. Bruno Ateba Edo, fala mesmo em felicidade. “Estamos orgulhosos e felizes. Finalmente, temos um espaço de culto onde podemos celebrar a Santa Missa com dignidade”, diz, explicando que, até agora, a missa era celebrada numa igreja pequena e bastante degradada, ou ao ar livre, debaixo das copas das árvores, a que chamava a “bio-catedral”. A nova catedral representa muito para a comunidade católica e é, segundo diz o prelado à Fundação AIS, “um sinal de unidade de todos os habitantes da cidade”. O Bispo explica que a cidade de Maroua “tem mais de 600 mesquitas”, pelo que é importante “mostrar que a Igreja Católica também tem o seu espaço”.

Muitos desafios

A Diocese enfrenta grandes desafios. Maroua-Mokolo fica situada no norte dos Camarões, fazendo fronteira com a Nigéria e o Chade, numa das zonas mais pobres do país e marcada também pela presença de um grande número de deslocados e de refugiados. São essencialmente pessoas que fogem da violência terrorista do Boko Haram que tem sobressaltado uma parte do território vizinho da Nigéria e que já galgou fronteiras. Calcula-se que serão mais de 45 mil os refugiados. Por todas estas razões, esta é uma diocese muito apoiada pela Fundação AIS. Além da construção da catedral, a fundação pontifícia tem marcado presença no apoio às crianças de rua, mas também aos refugiados, através da construção de um campo de acolhimento em Minawao.

A nova catedral

O edifício da nova catedral está a encher de orgulho a comunidade local e isso é um motivo também de satisfação para D. Bruno Ateba. “Todos partilham a nossa alegria, independentemente da sua religião”, diz o prelado, explicando que o terreno onde foi erigido o templo foi cedido pelas autoridades locais e que muitos dos habitantes da cidade, incluindo muçulmanos, contribuíram para a sua construção. Um artista local, ajudado pelos seus alunos, pintou os frescos que decoram o interior em que se misturam motivos cristãos e da cultura africana local. “Para nós – diz o Bispo Ateba – estas pinturas são catequéticas, porque a nossa fé é ainda muito jovem. A nova catedral, dedicada a Nossa Senhora, tem capacidade para 3.500 fiéis. A Diocese de Maroua-Mokolo foi criada em 1973 e está situada no extremo norte dos Camarões, cobrindo 14.332 quilómetros quadrados. Com uma população estimada em cerca de dois milhões de habitantes, cerca de 40% dos seus habitantes são muçulmanos, 30% são cristãos e outros cerca de 30% são seguidores de religiões tradicionais.

Historicamente e ainda hoje, a liberdade religiosa nos Camarões é geralmente respeitada e vivida. As ameaças externas à liberdade religiosa, como a do grupo islamista Boko Haram, resultaram numa perseguição aos cristãos e aos muçulmanos que não aderem à agenda fundamentalista. As perspectivas para a liberdade religiosa são, portanto, negativas à medida que a violência aumenta.

CAMARÕES