PROJECTOS

BÓSNIA-HERZEGOVINA: Ajuda na formação de 14 seminaristas em Sarajevo

Apoie a formação dos seminaristas na Bósnia-Herzegovina, para que nenhuma vocação se perca por falta de recusrsos

Muitos católicos da Bósnia-Herzegovina já abandonaram o seu país. Desde a última guerra, que terminou em 1995, o seu número baixou para metade. Hoje, só existem cerca de 400 mil fiéis católicos, cerca de 15% da população total.

Infelizmente, esta onda de emigração ainda continua e a maioria das pessoas que fugiram do país durante a guerra, não voltaram. O facto é que para os Católicos deste país do sudeste da Europa que antigamente pertencia à Jugoslávia a vida torna-se cada vez mais difícil.

Apesar disso, muitas famílias ainda encontram coragem para voltar à sua terra natal, desde que a vida da Igreja esteja restabelecida nas suas cidades e aldeias. Por isso, os padres têm um papel-chave nesta situação.

Por isso, há uma grande necessidade de padres. Hoje, há 14 jovens em formação para o sacerdócio no Seminário arquidiocesano de Sarajevo. Para a Igreja da Bósnia-Herzegovina é um desafio enorme suportar a formação destes seminaristas, uma vez que a maioria dos jovens que se sentem chamados ao sacerdócio vêm de famílias rurais pobres, assim como a maioria dos Católicos no país. A Arquidiocese de Sarajevo é responsável por todos os custos de formação.

Este desafio sempre existiu, mesmo no passado, mas nos últimos anos, como resultado da guerra na Ucrânia, o preço da energia e da alimentação disparou e o país hoje tem uma das maiores taxas de inflação da Europa. Teme-se que os preços ainda subam mais. A Fundação AIS tem apoiado regularmente a formação de seminaristas na Bósnia-Herzegovina e, mais uma vez, este ano pretendemos apoiar a formação destes futuros padres com uma contribuição de 12.600€, para que nenhuma vocação se perca por falta de dinheiro.

PROJECTOS

Apoiar este projecto

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

O seu donativo irá financiar este projecto ou outro semelhante.