SOS CRISTÃOS DO MÉDIO ORIENTE

GAZA: "Neste momento só temos Deus"

São momentos tensos e trágicos. Na Paróquia da Sagrada Família, no norte da Faixa de Gaza, refugiaram-se mais de 700 pessoas. São homens, mulheres, idosos e crianças. Alguns estão traumatizados. Todos foram acolhidos pela Irmã Nabila Saleh, que procura fazer o impossível para os ajudar numa altura em que já não há electricidade nem água corrente. A Irmã falou com a Fundação AIS. Ela está desesperada e pede a nossa ajuda.

“Só queremos paz, paz. Já tivemos seis guerras em Gaza. As crianças só conhecem a guerra”, diz, como num lamento, a Irmã Nabila. Ao telefone com a Fundação AIS, esta religiosa do Santo Rosário de Jerusalém explica que está cada vez mais difícil a vida de todos os que se acolheram na Paróquia da Sagrada Família, na região norte da Faixa de Gaza.

Neste momento encontram-se lá refugiadas cerca de 700 pessoas, em condições muito difíceis, não havendo electricidade nem água corrente. A Irmã Nabila mostra-se particularmente preocupada com cerca de 100 crianças traumatizadas entre os que se acolheram na paróquia, assim como com cerca de 50 pessoas com deficiência e alguns feridos que estão a receber tratamento médico.

Precisamos de medicamentos. Muitos hospitais foram destruídos. A nossa escola também foi danificada, mas não vamos embora. As pessoas não têm nada. Para onde iríamos? Para morrer na rua? Temos pessoas idosas aqui, as Missionárias da Caridade também estão connosco, com pessoas com várias deficiências e idosos. Para onde é que havemos de ir? Vamos ficar com eles. Rezem por nós.”

O seu apoio é vital
e urgente!

A sua generosidade irá permitir que esta ajuda humanitária, como alimentos, cobertores, água potável, cuidados médicos essenciais e alojamento, chegue às comunidades em Gaza, Cisjordânia e Jerusalém.

Em resposta ao pedido do Patriarcado Latino de Jerusalém, a Fundação AIS vai enviar uma primeira ajuda de emergência no valor de 190.000€ para ajudar as famílias cristãs da Terra Santa a sobreviver neste contexto de guerra.

Sem água corrente, as irmãs recorrem a um poço, mas temem que este possa secar a qualquer momento. A água engarrafada, que é agora vital, custa o triplo do preço normal.

Os recursos disponíveis neste momento são muito limitados e as irmãs – no total estão ali sete religiosas e um sacerdote católico – procuram fazer tudo o que está ao seu alcance para garantir que cada pessoa possa receber o que necessita de mais urgente. Mas é muito difícil.

Sem electricidade, nem água corrente, a situação está a piorar de dia para dia.

Apesar destas circunstâncias terríveis, a Irmã Nabila permanece resiliente. Ao fim destas últimas semanas a viver no complexo paroquial, a Irmã Nabila só tem um pedido a fazer. E foi isso que se escutou do outro lado da linha, quando falou ao telefone com a Fundação AIS. “Paz, paz, queremos apenas paz. Há tanto mal, tanto sofrimento. É terrível. Neste momento, só temos Deus.”

Pouco depois da violência ter irrompido na região, logo após os sangrentos ataques do Hamas em Israel, a 7 de Outubro, a Irmã Nabila já descrevia um ambiente muito difícil, com enormes urgências ao nível humanitário, mas assegurando que iria ficar ali junto do povo cristão, que não iria abandonar ninguém.

A Irmã Nabila está a fazer tudo o que pode para garantir que cada pessoa receba o que necessita com urgência. A assistência humanitária é uma luz na escuridão para estas pessoas que enfrentam um sofrimento indizível e encontraram refúgio na Paróquia da Sagrada Família, na Faixa de Gaza.

Também para os cerca de 37 mil Cristãos que permanecem na Cisjordânia são dias de incerteza e medo. Israel está em estado de guerra. Os Cristãos já não podem trabalhar e estão a perder a única fonte de rendimento para sustentar as famílias.

OS CRISTÃOS DA TERRA SANTA CONTAM CONSIGO PARA SOBREVIVER!

ORAÇÃO

Reze pela Paz na Terra Santa

Descarregue a pagela e reze a Oração pela Paz na Terra Santa

O mundo está em suspenso face à violência que regressou em força à Terra Santa e ao medo de que se repitam os tempos mais negros da História. No meio da guerra, no meio da violência entre Israel e o Hamas, está também a comunidade cristã. Todos vivem em angústia, todos têm medo. A presença da Igreja, dos padres, das irmãs e dos seminaristas é, nestes dias, um sinal de conforto. Talvez mesmo o único sinal de conforto. Eles não abandonam o povo cristão. Eles não abandonam a sua missão.

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

Os donativos feitos à Fundação AIS beneficiam de dedução de IRS e IRC nos termos legais.
Poderá deduzir 0,5% à sua declaração de IRS para a Fundação AIS, sem qualquer custo.

Notícias sobre a Terra Santa