HISTÓRIA DE SUCESSO

UGANDA: Um minibus para as Irmãzinhas de São Francisco

As Irmãzinhas de São Francisco são uma congregação local fundada em 1923 pela Irmã Franciscana Mary Kevin Kearney, que chegou ao Uganda em 1902. Começou com cinco irmãs a trabalhar à sombra de uma árvore, tratando os doentes e ensinando as pessoas a ler e a escrever, bem como noções básicas de higiene. Ao mesmo tempo, é claro, transmitiam-lhes a fé. Com o decurso do tempo as irmãs estabeleceram orfanatos e hospitais, escolas, centros de maternidade e muitas outras iniciativas. Avançaram para a fundação de uma Congregação Africana local porque precisavam de cada vez mais irmãs para fazer frente às imensas necessidades.

Hoje, a congregação está presente não só no Uganda mas também no Quénia, na Tanzânia e nos EUA. Em todos os lugares, as Irmãzinhas de São Francisco tomam conta de crianças de rua, órfãos, velhinhos e deficientes. Estão também activas no ministério das prisões e no cuidado de doentes; ensinam em escolas, dão catequese nas paróquias e estão disponíveis para aconselhar e ajudar as famílias.

Hoje e dia a congregação tem 801 irmãs e é abençoada com inúmeras vocações novas. Em cada ano, há entre 60 e 70 jovens a receber formação na sua casa em Pallisa, no leste do Uganda, em formação para uma vida de serviço a Deus e aos seus irmãos africanos. Como parte dessa formação, já estão a trabalhar em hospitais, prisões e escolas, e nas visitas a famílias com problemas, como por exemplo de violência doméstica.

Até recentemente, foi muito difícil para a congregação enviar as jovens noviças e as irmãs para os locais onde trabalham, o que significava que havia um número limitado de locais para trabalhar. Mas hoje, graças ao vosso contributo de 20.000€, as irmãs conseguiram comprar um minibus. O resultado foi que aumentaram o número de visitas semanais para 50, intensificaram e aumentaram a ajuda e o trabalho de evangelização, incluindo lugares mais afastados que anteriormente eram inatingíveis. Enviaram os seus agradecimentos para todos os que contribuíram para esta grande ajuda.

PROJECTOS

Apoiar outros projectos

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

Os donativos feitos à Fundação AIS beneficiam de dedução de IRS e IRC nos termos legais.
Poderá deduzir 0,5% à sua declaração de IRS para a Fundação AIS, sem qualquer custo.