UCRÂNIA: “Rezai pela paz, pelos inimigos e pela conversão da Rússia, como a Virgem de Fátima pediu”, diz Arcebispo Shevchuk

NOTÍCIAS

Quinta-feira · 3 Março, 2022

É um forte apelo à oração pela paz na Ucrânia. Ao sexto dia de guerra, D. Sviatoslav Shevchuk, Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana e Arcebispo de Kiev, enviou uma mensagem aos seus compatriotas para rezarem pelo fim do conflito armado, lembrando as palavras da Virgem de Fátima aos pastorinhos e a necessidade da conversão da Rússia.

Uma mensagem marcada pelo apelo à oração por todos, incluindo os autores da guerra, que classifica como “sangrenta e injusta”, e que está a destruir a Ucrânia e a provocar uma enorme crise humanitária. “Peço-vos que rezeis não só pela paz na Ucrânia, mas também pelos nossos inimigos, pela sua conversão, pela conversão da Rússia. Como a Virgem de Fátima nos pediu.”

D. Sviatoslav Shevchuk gravou esta mensagem, divulgada pelo Vatican News, lembrando “os horrores da guerra” que todos têm estado a sofrer em solo ucraniano. “Vimos escolas, creches, cinemas, museus destruídos, e pela manhã um rocket atingiu a zona da maternidade num hospital. Nós perguntamos, mas porquê? Trata-se de mulheres e bebés. Por que se tornaram eles vítimas desta guerra?”

É um forte apelo à oração pela paz na Ucrânia.

O Arcebispo responde com um apelo à oração, à resistência contra a crueldade e o mal, mesmo que isso tenha um elevado custo, signifique um elevado sacrifício… “Nós rezamos. Nós resistimos. Somos uma nação que constrói, defende a paz na Ucrânia e em todo o mundo à custa do seu próprio sangue. Rezamos por nossos soldados, rezamos por todos aqueles que hoje apoiam a luta pela paz na Ucrânia.”

D. Sviatoslav – que participou numa conferência de imprensa promovida pela Fundação AIS no início de Fevereiro, em que se referia aos padres que estão junto do povo mesmo nas regiões ameaçadas pela guerra como “os heróis do nosso tempo” –, voltou a sublinhar a coragem dos que não arredam pé junto das populações mesmo debaixo de bombardeamentos, de ataques, de violência extrema.

“Nestes dias temos visto o heroísmo das pessoas comuns. Choramos as vítimas dos ataques com mísseis em Kharkiv, mas […] também vimos os habitantes de Berdyansk expulsarem as forças armadas da sua cidade com as próprias mãos com o slogan ‘Berdyansk é Ucrânia’. E a bandeira ucraniana permaneceu hasteada sobre a câmara municipal…”

E acrescentou, lembrando as palavras de Cristo, que ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos. “Vemos que não é o ódio que vence, mas o amor. O amor gera heróis e o ódio gera criminosos. É por isso que encorajo todos vocês a aprenderem a amar neste momento trágico.”

A mensagem do Arcebispo da Igreja Greco-Católica Ucraniana prossegue pedindo para que as populações não se deixem “dominar pelo ódio”. “Segundo a sabedoria popular, quem odeia o inimigo já está derrotado por ele. Venceremos com a força do amor pelo nosso país, a Deus e ao próximo.”